SJ/AAC

A Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) foi fundada a 1983, com o principal objetivo de desenvolver, junto dos jovens e estudantes do Ensino Superior público e privado da cidade de Coimbra, uma atividade em torno da realidade contemporânea e das práticas jornalísticas, da sua aplicação, compreensão e transmissão. Entre as principais produções da Secção de Jornalismo encontram-se, atualmente, o Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, o portal informativo acabra.pt, o Arquivo da Secção de Jornalismo e ainda a Revista Via Latina, desativada de momento. Além destes projetos, a atividade da secção compreende, também, iniciativas dinamizadas em torno do principal tópico de trabalho – o jornalismo – desde debates, mesas redondas, workshops e outras atividades que procuram sempre, em última análise, enriquecer o espírito crítico e cultural da comunidade académica.

Ao longo dos últimos 40 anos, o trabalho da Secção tem-se desenvolvido no sentido de, cada vez mais, responder às necessidades urgentes de acesso a informação verdadeira, plural, com contexto e rigor ético-deontológico. O jornal A CABRA tem servido de veículo a essa missão, no seu constante esforço pela divulgação de conteúdos jornalísticos exigentes, que promovem a vontade dos estudantes e que são críticos perante a atualidade da academia e da cidade. Através da formação de novos aspirantes e apaixonados pelo jornalismo, esta escola serve como um complemento ao percurso universitário que vai mais além de um bom resultado académico. O único jornal unicamente composto por estudantes, que ainda imprime em papel a nível nacional, mantém a sua atividade durante os períodos letivos, com a publicação de uma edição impressa por mês e divulgação diária de informação no site online.

Com o desenvolvimento de novos projetos, a SJ/AAC tem, cada vez mais, procurado garantir que a Comunidade Académica tem também um espaço seguro não só para aprender a produzir notícia, debater e expor opiniões, mas também ganhar consciência histórica da Academia. O Arquivo da SJ/AAC surge como forma de compilação de todo o espólio perdido da secção, categorizado, digitalizado e analisado pelos associados que integram o projeto. Todos os documentos estão disponíveis para consulta gratuita, quer em formato físico, como digital, e devem servir como base de estudo do passado da academia, e de reflexão do presente e do futuro da Casa que nos acolhe.

A Via Latina é um jornal/revista histórica da Academia, que se eternizou por ser um espaço onde os estudantes sempre puderam exprimir as suas vontades e expor as suas opiniões em relação ao que se passava na academia, no país e no mundo. Com uma intenção, muitas vezes, anti-regime, os textos e ensaios publicados fizeram desta publicação um motor fulcral das crises académicas de ’62 e ’69 e da revolução de Abril, bem como dos demais momentos-chave da história académica Coimbrã. Foi encerrada e reativada mais do que uma vez na sua história, tendo a última edição sido lançada em 2015, sob moldes diferentes dos originais. Quando, em 1983, passou a ser propriedade da SJ/AAC, adotou uma versão de revista gráfica ligada à área cultural, lançada sob o mote da Semana Cultural da UC, e detendo textos literários, poesia e fotografia de autores emblemáticos do panorama nacional. De momento, está desativada, mas continua a servir de motivo de estudo, discussão e reflexão, dentro e fora da Secção de Jornalismo.

To Top