Festas Académicas

‘Reggaeton’, ‘Kizomba’ e tunas animam mais uma noite do recinto da QF’24

Myke Towers vislumbra público com adereços de pirotecnia e temas latinos. Atuação d’As Mondeguinas celebra estudantes recém-cartoladas. Por Camila Luís

A quarta noite da Queima das Fitas 2024 (QF’24), realizada a 27 de maio, foi presenteada com os cabeças de cartaz Soraia Ramos e Myke Towers que estrearam a sua presença na festa dos estudantes. No palco principal da Praça da Canção, atuaram ainda a Estudantina Feminina de Coimbra e As Mondeguinas que cantaram a música que celebra a tradição coimbrã.

Instantes depois da abertura do recinto foram várias as pessoas que correram em direção ao palco principal de modo a assegurar o melhor local para desfrutar das ‘performances’. Recebida pela plateia energética que gritava o seu nome, Soraia Ramos abriu a sua atuação com um vídeo de agradecimento aos seus fãs por chegar onde está hoje e motivou-os a não desistirem dos seus sonhos.

Foi com o tema ‘Um pouco de mim’ que a cantora iniciou o seu espetáculo na QF’24. Acompanhada por dançarinos, outras músicas de referência da sua autoria como ‘O Nosso Amor’, ‘Quero fugir’ e ‘I love you too’ elevaram os ânimos do público. Em conferência de imprensa, a cantora evidenciou também que as suas canções são fruto das suas histórias de vida que servem para inspirar outras mulheres que “conseguem tudo”.

Passadas as 2 horas da manhã foi a vez do cantor porto-riquenho Myke Towers que, com adereços de pirotecnia, cantou ‘hits’ como ‘LALA’ e ‘La Curiosidad’ que fizeram a plateia vibrar e cantar em uníssono com o artista. Uma estudante de mestrado de Bioquímica na Universidade de Coimbra, que se deslocou ao recinto só para ouvir o cantor, considera a maior aposta em artistas internacionais uma mais-valia e uma forma de chegar a um maior público.

A noite prosseguiu com a presença da Estudantina Universitária de Coimbra, que fez jus à música tradicional portuguesa com o seu instrumental. Além dos instrumentos habituais, canções como ‘Altinho’ e ‘Saia da Carolina’ foram acompanhadas pelo som das bengalas das estudantes cartoladas a bater no chão. Pelas suas vozes, ouviu-se também o original ‘Cantor’ e o tema ‘Um contra o outro’. 

Pouco depois das 4 horas da manhã, o público recebeu As Mondeguinas que finalizaram as atuações no palco principal. O espetáculo, que celebrou as suas integrantes recém-cartoladas, contou com a interpretação de temas como ‘Murmúrio’ e o seu original ‘Mondeguinas’. O espetáculo terminou pouco depois das 4h30.

A próxima noite no recinto vai receber o grupo brasileiro Menos é Mais, Claúdia Leitte,
a Phartuna e a Imperial TAFFUC. DJ Guuga que era suposto atuar também teve a
atuação cancelada.

To Top