Ensino Superior

NAPEEC organiza evento alusivo ao Dia da Europa

Catarina Duarte

Projeto tem como objetivo encorajar jovens a informarem-se sobre União Europeia e sua constituição. NAPEEC dinamiza recolha de bens materiais e alimentares para CASA. Por Catarina Duarte

De modo a celebrar o Dia da Europa, o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC) organizou, no dia 9 de maio, o evento “EXPO-UE: Comemoração do Dia da Europa!”, no jardim da Praça dos Heróis do Ultramar. Entre as 10 e 19 horas, os participantes puderam assistir a conferências e colaborar em jogos temáticos de forma gratuita.

Para a presidente do NAPEEC, Catarina Lopes, o balanço do evento foi “bastante positivo”. Este contou com cerca de 150 estudantes participantes vindos tanto do ensino secundário como do superior. No programa realizaram-se vários jogos didáticos com o intuito de cativar os estudantes a aprender mais sobre a União Europeia (UE) e as suas instituições, figuras e hino. A iniciativa ainda organizou duas conferências: a primeira sobre as saídas profissionais para Estudos Europeus e a segunda sobre a democracia e participação cívica, em que também esteve presente o Núcleo Regional dos Unidos.EU. Também foi organizada uma exposição com a história e algumas curiosidades sobre a UE.

A celebração do Dia da Europa para Catarina Lopes é “muito importante” já que este marca o início do projeto europeu que advoga pela paz e estabilidade na União Europeia. A estudante reforça a importância do voto nas próximas eleições para o Parlamento Europeu de modo a consciencializar os jovens para o panorama nacional em que estão inseridos, bem como incentivar a sua participação ativa.

Além da iniciativa, foi dinamizada uma recolha de donativos de bens materiais e alimentares para o ao Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de sem-abrigo, famílias em risco e carenciadas. Todas as contribuições vão ser entregues à associação na próxima semana, de acordo com a presidente.

To Top