Desporto

Judoca da AAC vence medalha nos Europeus pelo terceiro ano consecutivo

Cedida

Catarina Costa conquista medalha de bronze depois de paragem de cinco meses devido a lesões. Lutadora encontra-se na corrida aos Jogos Olímpicos de 2024. Por Luísa Malva

Na última quinta-feira, a judoca da Associação Académica de Coimbra (AAC) conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Judo, realizado em Zagreb. Catarina Costa venceu três dos quatro combates na capital da Croácia, na categoria -48kg, e estabeleceu a terceira vitória consecutiva na Europa ao derrotar a desportista sérvia, Milica Nikolic. A lutadora apresenta-se “bastante satisfeita com o desempenho e com mais uma medalha num Campeonato da Europa”.

A judoca de 27 anos competiu depois de estar parada durante cinco meses devido a lesões, uma cirurgia no cotovelo e um entorse no tornozelo. Entretanto, Catarina Costa explica que se sentia mentalmente preparada para o combate. “Fisicamente sabia que não estaria na melhor forma física, mas a competição requer uma forte preparação mental, e sentia-me concentrada”, explicita.

A atleta teve que disputar em três “Golden Scores”, prolongamentos além dos quatro minutos de jogo nos quais ambos adversários disputam para acabar com a posição de empate. Para a atleta da AAC, os “Golden Scores” não se apresentam como um desafio. “Estou confortável com o prolongamento porque sei que aguento bastante tempo devido a uma boa resistência de base, portanto acaba por ser uma vantagem no jogo”, acrescenta.

A próxima competição da judoca é já na sexta-feira, no Grand Slam do Tajiquistão. Catarina Costa ilustra que a recente vitória lhe deu um pouco mais de confiança para o próximo confronto, mas que vai “mais cansada do que o habitual, porque o tempo de recuperação desde a última competição é pouco mais de uma semana”. Contudo, explicita que a “experiência que adquire em cada combate é importante para a prova seguinte”, destaca. Explicita, ainda, que “o mais importante é a evolução e a consistência no desporto”, e que “todo o processo se assemelha a uma maratona”.

Catarina Costa encontra-se na corrida aos Jogos Olímpicos de 2024, que vão ocorrer nos finais de julho deste ano, em Paris. A desportista reitera que, antes dos Jogos, ainda vai decorrer o Campeonato do Mundo, a 19 de maio.

To Top