Cidade

“Capitães de Abril” em sessão ‘drive-in’ no Exploratório de Coimbra

Cedida

Instituição do UC Exploratório – Centro de Ciência Viva tem como objetivo que atividade seja dos primeiros eventos a acontecer na noite do dia 25. Exibição marca início de ciclo de cinema ‘drive-in’. Por Joana Almeida

O UC Exploratório-Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai dinamizar, durante a noite do dia 24 para 25 de abril, uma sessão de cinema ‘drive-in’ como forma de celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A sessão está marcada para a 00h01, no parque de estacionamento do centro do UC Exploratório, com entrada gratuita e emissão do filme “Capitães de Abril”.

A sessão desta noite insere-se numa campanha dos centros de Ciência Viva do país, intitulada “A Ciência sai à rua num dia assim…”, que pretende comemorar o 50º aniversário do 25 de abril. Sem qualquer custo de entrada e sem lugares marcados, o filme vai ser emitido num ecrã gigante, onde vai estar indicada a frequência de rádio que os veículos devem sincronizar para poderem ouvir o filme, a partir das suas viaturas. O diretor do UC Exploratório – Centro de Ciência Viva, Paulo Trincão, explica que a razão do horário marcado para a iniciativa justifica-se pela tentativa de serem o primeiro acontecimento a ser feito na noite do 25 de Abril.

Apesar do horário tardio e das outras atividades a decorrer na cidade, tal como a Queima do Facho, no Ateneu de Coimbra, Paulo Trincão declara que existe uma “expectativa elevada” para o evento. O dirigente refere que a instituição tem recebido “manifestações de simpatia e apoio” sobre a iniciativa. Acrescenta que a cafetaria do Exploratório vai manter-se aberta durante a sessão para que o público possa usufruir dos seus produtos.

Esta iniciativa marca a estreia de um ciclo de sessões de cinema drive-in, que vai começar em junho, com filmes essencialmente de ficção e divulgação científica, tal como informa Paulo Trincão. Este ciclo contempla filmes para adultos e filmes para crianças, com sessões noturnas e diurnas, conforme a faixa etária do público-alvo. Contudo, ao contrário desta sessão comemorativa, a direção do UC Exploratório pretende que a logística seja um pouco diferente. O diretor refere que a organização pretende que as próximas sessões disponham de um bilhete de estacionamento, uma vez que já vão existir lugares marcados. 

Alusivo às Comemorações do 25 de Abril, e devido à campanha nacional “Ciência saiu à rua num dia assim…”, o UC Exploratório tem realizado e vai realizar até ao final do ano mais atividades referentes à Revolução dos Cravos. Associadas a estas sessões de divulgação de ciência, Paulo Trincão explica que a vontade do UC Exploratório passa também por trazer cientistas e investigadores das áreas divulgadas.

Para o diretor do UC Exploratório, esta união entre ciência e história é “muito importante”, uma vez que a ciência, a divulgação científica e a educação “tiveram um salto brutal com a revolução”. Paulo Trincão acredita que “a ciência é essencial para compreender a realidade” e indispensável para que se possa exercer “os direitos democráticos e viver em cidadania”. Acrescenta “a importância deste dia para a abertura da ciência ao conhecimento de todos”.

Paulo Trincão finaliza a apelar à adesão de todos à sessão de ‘drive in’ desta noite e às sessões futuras, dado que vai ser o único do país a funcionar de forma regular. Tal facto é algo que “orgulha a instituição”, conclui.

To Top