Ensino Superior

SOS Estudante quer “Dar Voz aos teus pensamentos”

Mafalda Adão

Iniciativa partilha mensagens anónimas de estudantes. Transmitir sentimento de empatia é um dos objetivos. Por Mafalda Adão

A SOS Estudante, secção cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), realiza entre os dias 11 e 15 de março a exposição “Dar Voz aos teus pensamentos” nos corredores do edifício-sede. A iniciativa é financiada pela Universidade de Coimbra (UC) e está inserida na XXVI Semana Cultural da UC, que tem como tema a “Voz”.

A presidente da SOS Estudante, Rita Neves, relata que este projeto vai ao encontro do tema proposto pela Semana Cultural da UC, na medida em que “a voz é o único meio utilizado pela secção” para ajudar as pessoas. Deste modo, decidiram abrir um documento no ‘Google Forms’ onde qualquer um podia partilhar os seus pensamentos de forma anónima.

Ao todo, receberam cerca de 30 respostas, das quais selecionaram 27, visto que este é o vigésimo sétimo aniversário da SOS Estudante. Rita Neves declara que estavam à espera de mais participações, mas que os principais objetivos são “divulgar a linha de apoio” e transmitir o sentimento de “empatia pelas mensagens”. Afirma também querer expandir a exposição para além dos corredores da AAC e alargar o período de duração.

A presidente explica que o design dos cartazes pendurados nos corredores tenta transmitir a ideia de “pensamentos confusos”. Por exemplo, alguns têm colado um sorriso ou uma frase feliz que, quando se descolam, revelam uma reflexão triste. “A ideia é que as pessoas percebam que, muitas vezes, por detrás de uma cara feliz existem pensamentos muito dolorosos”, enuncia Rita Neves.

Por fim, a dirigente considera que a temática da saúde mental “tem tido um espaço mais representativo”, o que a leva a acreditar numa maior abertura em compartilhar sentimentos. No sentido de promover esta atitude, nos dias 12 e 19 de março, vão decorrer conversas sobre autocuidado, organizadas pela SOS Estudante.

To Top