Ensino Superior

Primeira edição do UC MUN traz debate sobre inteligência artificial a Coimbra

Fotografia cedida por Larissa Braga

‘Workshops’ integram preparação para sessões de debates. Órgãos de comunicação social de diversos países são representados na simulação. Por Larissa Britto e Sofia Moreira

No sábado, dia 16, vai ser dinamizado o segundo dia da simulação do Modelo de Simulação das Nações Unidas da Universidade de Coimbra (UC MUN) no Auditório da Reitoria na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento tem sua primeira edição na cidade conimbricense e conta com três dias de sessões de trabalho para debater o tema selecionado, intitulado “Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro”. 

O UC MUN é um tipo de simulação que visa construir e fortalecer ligações entre os participantes e as Nações Unidas. As principais capacidades desenvolvidas pelos inscritos são oratória, argumentação, escrita e investigação, além disso têm a chance de representar um dos comités da ONU. 

Como preparação para as sessões de debates, foram realizados dois workshops. Para o primeiro, a organização convidou o Professor Doutor Fernando Amilcar Cardoso e a Professora Doutora Ana Mafalda Barbosa para uma “exploração” da convergência da inteligência artificial com o “direito, diplomacia e a legislação”, segundo o secretariado de comunicação da simulação. O segundo encontro foi dinamizado pela Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra e teve como pauta a escrita jornalística. 

Dentre os parceiros estão a UC, a United Nations Association Portugal, a Associação Académica de Coimbra, a Sociedade de Debates da UC e a Erasmus Student Network Coimbra. Além do Jornal A CABRA, outros órgãos de comunicação também vão estar representados na simulação, como ‘The New York Times’, ‘The Guardian’, Folha de São Paulo, ‘Times India’, ‘Yomiuri’.

*Artigo em atualização

To Top