Cidade

Os nomes que Coimbra elegeu para a Assembleia da República

Rita Júdice é designada por Luís Montenegro para representar o Ministério da Justiça. Novo Parlamento conta com quatro deputados do Partido Socialista, três da Aliança Democrática e dois do CHEGA eleitos pelos conimbricenses. Por Clara Neto

De forma a conhecer melhor os rostos indicados pelo círculo eleitoral de Coimbra para a Assembleia da República (AR), o Jornal A CABRA reuniu algumas informações sobre cada personalidade política:

Rita Júdice (50 anos)

Ministra da Justiça

Em entrevista ao Jornal A CABRA, Rita Júdice, da Aliança Democrática (AD), expressou querer ser “os ouvidos e a voz de Coimbra”, com vontade de conhecer “os projetos estruturantes” de modo a concretizá-los e defendê-los. Com mais de 25 anos de experiência na área do Direito Imobiliário, foi eleita deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra e, no passado dia 28, foi nomeada ministra da Justiça por Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado. Filha do advogado José Miguel Júdice, foi sócia da sociedade de Advogados PLMJ, entre 2013 e 2023, onde co-coordenou as áreas de Imobiliário e Turismo. Em 1997, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e é membro da comissão executiva da Urban Land Institute Portugal e associada da Women in Real Estate Portugal.

Maurício Marques (66 anos)

Deputado à AR

Eleito por Coimbra para fazer parte do grupo parlamentar da AD nesta nova legislatura, foi presidente da Câmara Municipal de Penacova, de 1997 a 2009. Licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituo Superior Técnico (Lisboa) e é presidente da Direção do Centro Bem-Estar Social de Figueira de Lorvão (uma IPSS). Num debate moderado pelos órgãos de comunicação social da Associação Académica de Coimbra, apelou por “um Portugal mais próspero para os jovens, mas também para os idosos e pensionistas”.

Martim Arnaut Syder (28 anos)

Deputado à AR

O deputado eleito está entre os nove com menos de 30 anos no Parlamento. É natural de Coimbra e formou-se em Economia, pela Universidade de Coimbra (UC). Faz parte da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata, é vice-presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata (JSD), e presidente da JSD Distrital de Coimbra.

Ana Oliveira (39 anos)

Deputada à AR

Ana Oliveira, ex-deputada pelo PSD e presidente da concelhia da Figueira da Foz dos sociais-democratas, é o quarto nome na lista da AD por Coimbra a ter lugar na bancada parlamentar. A deputada vai substituir Rita Júdice, que assume o lugar de ministra da justiça. Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica e Psicoterapia, já desempenhou funções de coordenação na Câmara Municipal da Figueira da Foz e é deputada na Assembleia Municipal.

Ana Abrunhosa (53 anos)

Deputada à AR

Antes da campanha do Partido Socialista (PS) para as Legislativas 2024, Ana Abrunhosa assegurou ao Jornal A CABRA que não vai “deixar para trás o interior, os territórios que têm menos pessoas e as regiões autónomas, que são muito importantes”. Foi ministra da Coesão Territorial dos XXII/XXIII Governos Constitucionais e é docente na Faculdade de Economia da UC desde 1995, instituição onde tirou uma licenciatura, mestrado e doutoramento também em Economia. Passou ainda pela presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, de 2014 a outubro de 2019.

Pedro Coimbra (51 anos)

Deputado à AR

Licenciado em Engenharia Civil, é agora eleito deputado pelo círculo de Coimbra. É dirigente nacional e distrital do PS, membro do conselho estratégico da fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) e foi presidente da Assembleia Municipal de Penacova.

Ricardo Lino (42 anos)

Deputado à AR

É, novamente, votado pelo círculo eleitoral de Coimbra para fazer parte do grupo parlamentar do PS e licenciado em Arqueologia e História. Além de ser agora deputado, é gestor de profissão e foi assessor da Câmara Municipal de Coimbra durante o executivo de Manuel Machado.

Raquel Ferreira (54 anos)

Deputada à AR

É, mais uma vez, designada para acompanhar o PS nesta XVI legislatura. Formada em Direito, é advogada, formadora e técnica de reinserção social.

António Pinto Pereira (59 anos)

Deputado à AR

Advogado, comentador e professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa), foi eleito deputado do CHEGA pelo círculo eleitoral de Coimbra, não tendo o seu percurso alguma vez passado pelo distrito. Formado em Direito e em Relações Internacionais, é comentador residente de assuntos jurídicos no programa “Você na TV” (TVI).

Eliseu da Costa Neves (49 anos)

Deputado à AR

Acompanha António Pinto Pereira para representar o CHEGA Coimbra no Parlamento. É licenciado em Comunicação Organizacional e técnico de infraestruturas de gás de profissão.

To Top