Cultura

Short on Stories regressa a Coimbra com segunda edição

Liliana Martins

Iniciativa ambiciona publicação de livro de contos. Candidaturas abertas até 15 de março. Por Liliana Martins

O projeto Short on Stories está de volta para mais uma edição. Dinamizada pela editora SUBSOLO, a iniciativa propõe juntar os participantes em sessões de escrita criativa que vão decorrer em sítios emblemáticos de Coimbra. Findos os encontros, os textos produzidos vão ser organizados e publicados num livro de contos.

Lia Cachim, fundadora do projeto editorial SUBSOLO, avança que as reuniões vão acontecer de forma quinzenal entre abril e junho. Quanto aos espaços que vão acolher o evento, a editora revela que além dos já anunciados Galeria Santa Clara, Liquidâmbar e Casa das Artes Bissaya Barreto, outros três parceiros ainda estão por confirmar.

O Short on Stories teve a sua estreia em abril de 2023 e juntou 15 amantes da escrita. Já em 2024, o número de vagas disponíveis foi reduzido para dez. Lia Cachim explica que a decisão de diminuir a quantidade de elementos visa um “maior controlo” das sessões e uma “melhor coesão editorial” do produto final. Ao mesmo tempo, esta redução também vai permitir um acompanhamento mais cuidado e individualizado de cada integrante.

À semelhança da edição passada, “o desejo de conhecer novos escritores” e a “vontade de colocar o nome de novos artistas na rua” foram, de acordo com Lia Cachim, os aspetos que motivaram a retoma da iniciativa. A editora, que acredita que “o contacto com outros escritores proporciona uma maior criatividade”, defende que os encontros podem ser benéficos e enriquecedores para todos os participantes.

Os interessados em integrar o grupo da edição deste ano devem preencher o formulário disponível na página de Instagram da SUBSOLO. “Quero selecionar as pessoas com base na nossa linha editorial e na coerência entre os estilos dos candidatos”, esclarece a organizadora. Nesse sentido, junto da inscrição os candidatos devem anexar, até ao próximo dia 15 de março, um texto amostra para apreciação.

O lançamento do livro está previsto para o segundo trimestre de 2025 e a SUBSOLO antecipa uma tiragem de 200 cópias. Alguns dos exemplares, que podem rondar as 180 páginas, vão ser distribuídos pelos próprios escritores.

To Top