Ensino Superior

“Pelo estudante. Pela Europa”: DG/AAC apresenta moção para reforçar voz dos jovens no Parlamento Europeu

Bárbara Monteiro

Criação de comité pretende estimular envolvimento dos jovens nas políticas europeias. Presidente da DG/AAC sublinha necessidade de solução conjunta para habitação. Por Camila Luís e Bárbara Monteiro.

O pelouro da Política Europeia da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) dinamizou no dia 23 de fevereiro, pelas 11h da manhã, uma conferência de imprensa na qual apresentou a sua agenda política para as eleições europeias de 2024.  A sessão foi conduzida pelo presidente da DG/AAC, Renato Daniel, por André Ribeiro, vice-presidente e por José Machado, coordenador do pelouro da Política Europeia.

Na sessão foi divulgada a moção “Pelo estudante. Pela europa” que assenta em três pilares: “capacitação social, representatividade jovem e integração educacional.” Foram colocadas em cima da mesa várias medidas, com destaque para a criação de um comité constituído por jovens com assento no Parlamento Europeu. É objetivo desta proposta estimular a participação dos mais novos nas decisões políticas europeias. O presidente da DG/AAC referiu que os moldes desta ideia já estão a ser discutidos com vários eurodeputados, assim como os meios de seleção dos participantes .

O estado da saúde mental a nível nacional foi também abordado por Renato Daniel, que realçou a preocupação transversal dos partidos para a implementação de possíveis soluções. O presidente referiu também que os estudantes da Universidade de Coimbra (UC) enfrentam “períodos de espera de três meses” para acesso a cuidados de psicologia. Além disto, enfatizou a falta de profissionais ligados à área destacando “o rácio discrepante”, que se verifica ao existirem quatro psicólogos para todos os alunos da universidade que correspondem a 28 182, de acordo com o site da UC.

No que toca à habitação, foi mencionada a necessidade de aplicação de medidas transversais como o aumento do parque público, de forma a promover mais habitações com preço acessível. Renato Daniel expressou ainda o seu interesse em levar esta temática ao Parlamento Europeu, de modo a arranjar uma solução conjunta para o mesmo. O dirigente demonstrou-se confiante quanto à adesão por parte dos estudantes às eleições que vão decorrer de seis a nove de junho de 2024. A conferência de imprensa terminou pouco depois das 11h30 com o presidente da DG/AAC a informar que vai ser divulgada uma nova moção no Dia do Estudante.

To Top