Ensino Superior

Coimbra acolhe primeiro Encontro Nacional de Jornalismo Universitário

Jéssica Soares

Estudantes pretendem discutir problemas da prática jornalística e possíveis soluções. Formação académica, dificuldades de acesso à profissão, precariedade e transição digital vão ser debatidos. Por Jéssica Soares

Nos dias 22, 23 e 24 de março, Coimbra vai ser palco do primeiro Encontro Nacional de Jornalismo Universitário (ENJU’24), para reunir os estudantes que integram os diferentes Órgãos de Comunicação Social (OCS) académicos do país. A organização do evento está a cargo do jornal anfitrião, do ComUM (Braga), do Diferencial (Lisboa, IST) e do Jornal Universitário do Porto (Porto). As inscrições encontram-se abertas até dia 18 de fevereiro.

A diretora do Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA, Ana Filipa Paz, refere que o programa conta com palestras, sessões de conversa e trabalho e, ainda, mesas redondas, que vão abordar temas como a fundação e os desafios atuais do jornalismo universitário. Pela voz de jornalistas, académicos e antigos membros de direções de projetos jornalísticos, temáticas como a formação em jornalismo, as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, a precariedade e a transição digital vão ser abordadas, na tarde de sábado, na Casa Municipal da Cultura.

Através da partilha das diferentes realidades dos estudantes, Ana Filipa Paz sublinha que o ENJU’24 procura “incentivar a discussão”, no sentido de tentar resolver “constrangimentos éticos, deontológicos, burocráticos e financeiros” que limitam o trabalho desenvolvido por estes OCS. “No fundo, isto é um encontro para os estudantes que sentem na pele as dificuldades destes projetos académicos”, esclarece.

Como resultado destas conversas, vão ser elaboradas diferentes moções, que vão dar origem a um documento editado pelos quatro jornais organizadores. Segundo a diretora do Jornal A CABRA, este vai ser apresentado às demais entidades reguladoras, que podem responder, por exemplo, a necessidades de financiamento.

Com o intuito de diminuir ao máximo os custos dos participantes, Ana Filipa Paz informa que o ENJU’24 beneficia do apoio da Câmara Municipal de Coimbra no que toca à cedência de espaços e à ajuda com questões logísticas. O evento conta ainda com o apoio dos Serviços da Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), da Associação Académica de Coimbra e da UC.

A diretora do Jornal A CABRA reforça a importância do evento, pois um encontro de jornalismo universitário é um “contacto muito raro”. Assim, este convívio incentiva ao conhecimento e à evolução na “luta de manter, dar vida e dar saúde à profissão do jornalismo, que é completamente indispensável para uma sociedade democrática e livre”, assevera.

Para mais informações podes clicar aqui.

To Top