Desporto

Sala de troféus do Estádio Cidade de Coimbra reabre portas

Cedida

Iniciativa visa promover história e cultura desportiva. “Números acima das expectativas”, partilha responsável pelas visitas do Estádio. Por Mafalda Adão e Luísa Malva

A sala de troféus do Estádio Cidade de Coimbra reabriu ao público no passado mês de setembro. A exposição vem oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer a história e a tradição do desporto na Associação Académica de Coimbra, em particular do Organismo Autónomo de Futebol (OAF). Além da ida à sala de troféus, o percurso inclui, também, uma visita guiada por diversos locais do edifício, com uma duração de 25 a 30 minutos.

Vasco Porto, coordenador das visitas, destaca a experiência como “uma forma de conhecer a história do clube”, especialmente da modalidade do futebol, através de uma linha temporal “desde a fundação da AAC até aos tempos de hoje”. A sala apresenta uma variedade de artigos relacionados com a história do futebol de Coimbra e exibe, por exemplo, uma secção dedicada à participação do clube na Europa.

Esta reabertura trouxe ao espaço uma afluência “acima das expectativas criadas inicialmente”, anuncia Vasco Porto. “Desde setembro houve mais de mil visitantes à sala de troféus”, reitera. Destaca também a pluralidade de públicos, desde jovens menores de 12 anos até seniores de 90. O percurso pode ser feito em três línguas: português, inglês e espanhol e visa o apoio da cultura e a partilha da história da cidade.

O responsável incentiva os estudantes a “abraçar a Académica e conhecer a sua história”, de modo a aprender com o passado e a “tirar ideias que sejam relevantes nos dias de hoje”. Vasco Porto descreve a iniciativa como “pioneira” por ter um caracter “didático”, mas igualmente “divertido”. Durante o mês de novembro, o preço do bilhete para estudantes é de 3 euros.

To Top