Cidade

Natal sem Mercado na Praça do Comércio

Francisca Costa

União das Freguesias de Coimbra decide de forma unânime o cancelamento do evento. Motivação para regresso no próximo ano não esmorece. Por Francisca Costa

O Mercado de Natal, realizado pela União de Freguesias de Coimbra (UFC), teve a sua primeira edição em 2018, porém, este ano, não vai ver a luz do dia. O cancelamento da iniciativa, com local previsto para a Praça do Comércio, deve-se à realização do projeto Mercadinho de Natal, por parte da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) em conjunto com a empresa Magikland.

Quando questionado acerca da não realização do evento, o presidente da UFC, João Francisco Campos, sublinhou que não pretende “duplicar ideias nem conceitos”. O dirigente revelou que, apesar de a iniciativa se ter tornado numa “marca na cidade”, a decisão foi tomada em consenso pelo executivo da UFC. Contudo, lamentou o veredito, dado que “não fazia sentido fazer as coisas com a sensação de que não iam correr bem”.

O presidente da UFC declarou que a agregação do Mercado de Natal à dinâmica das atividades natalícias, também organizadas pela CMC, acaba por trazer mais pessoas não só à Baixa de Coimbra, permitindo a sua revitalização, como à própria cidade. A UFC vai, entretanto, acolher um concurso de árvores de Natal criadas com materiais recicláveis, em parecia com as escolas da freguesia, a serem expostas no decurso da Baixa.

Em relação à organização do Mercado de Natal para o próximo ano, João Francisco Campos referiu que “o caminho passa pelo diálogo com a CMC para se perceber quais serão os moldes a adotar”. Nesse sentido, o dirigente deixou claro o “ânimo” sentido por parte da UFC para a sua realização em 2024.

To Top