Iniciativas culturais, artísticas e musicais procuram envolver a comunidade no espírito festivo. Programação deste ano inova com Coimbra Magic Land. Por Camila Luís
Hoje, dia 10 de novembro, foi apresentado o programa de animação natalício da cidade. Na introdução estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) José Manuel Silva, o vice-presidente Francisco Veiga, o vereador Miguel Fonseca e a representante da empresa Vertente Versátil Unipessoal, LDA, Dina Maia. A apresentação recebeu também as embaixadoras do projeto, Mónica Jardim e Leonor Poeiras. Nas próximas oito semanas, os munícipes podem contar com uma planificação desde a baixa da cidade ao Mercado Municipal D. Pedro V.
Nesta edição, o plano pioneiro da Coimbra Magic Land é dedicado ao espírito natalício no município entre as famílias, coorganizado com a empresa Vertente Versátil, Unipessoal, LDA. Esta iniciativa tem lugar no Parque Verde do Mondego, entre a Ponte Pedro e Inês e o Pavilhão Centro de Portugal e vai decorrer de 18 de novembro a 25 de dezembro. Estão confirmadas várias atrações alusivas à época festiva, como paradas natalícias, uma roda gigante, um carrossel parisiense, uma fábrica de brinquedos e um escorrega, referido como o maior da Europa. Vai ser também promovido um hospital infantil, do grupo SANFIL Medicina, no qual as crianças serão consciencializadas quanto a questões de saúde base.
Para animar os mais novos, conta-se ainda com a participação de figuras como o pai natal, animadores e personagens dos clássicos da Disney. Dina Maia acredita que, com a ajuda de todos, a experiência será “memorável”. Esta iniciativa conta ainda com a existência de mercados de Natal, zonas de alimentação e espaços dedicados para fotografias.
No coração da cidade, destaca-se um ‘flash mob’, protagonizado pelo coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e cinco espetáculos de ‘vídeo mapping’, numa “fusão de dança e vídeo”, explica o vereador. Esta transmissão, designada por “Parada do Quebra-Nozes”, decorre de dia 21 a 23 de dezembro, a partir do edifício da CMC e da igreja de Santa Cruz. Estes espetáculos possuem uma “dinâmica adaptada à especificidade do espaço e à beleza arquitetónica e artística do próprio edifício da Câmara Municipal e do Panteão Nacional da Igreja de Santa Cruz”, explica Francisco Veiga.
De forma a valorizar as potencialidades do mercado municipal D. Pedro V, assiste-se ao primeiro ano em que este local apresenta um espaço reservado para iniciativas de teor natalício. O espaço conta com a realização de uma feira do livro, vocacionada sobretudo para o Natal. Além disso, o plano inclui um mercado itinerante e urbano com venda artesanal, bijuteria e workshops, desde dia 8 de dezembro a 10 de dezembro. Segundo o vice-presidente da CMC “transformar o mercado num espaço de compras, vida e animação” é fundamental para a demonstração do espírito natalício presente neste estabelecimento.
O presidente da CMC apela à aposta na execução de projetos temáticos inovadores e revolucionários que prestigiem o valor da cidade, “é com as pessoas que querem arriscar que esta cidade se pode desenvolver”. A programação apresenta três objetivos essenciais: atrair pessoas para o centro da cidade, fomentar o comércio local, e envolver a comunidade no espírito natalício, segundo o mesmo. Salienta ainda a importância destes projetos para transformar Coimbra num destino de referência turística.
