Ensino Superior

UC apoia AAC com 233 mil euros

fotografia cedida por Rui Marques Simões

Contrato-programa financia áreas diversificadas, com destaque no desporto. Despesas crescentes podem motivar aumento monetário em anos futuros. Por Alexandra Guimarães

No passado dia 3 de outubro, o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, e o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Caseiro, assinaram um contrato-programa anual, numa cerimónia com lugar na Sala do Senado. O acordo prevê um financiamento por parte da UC à AAC no total de 233 mil euros, que vai ser utilizado em cerca de 30 projetos.

Segundo o presidente da DG/AAC, “o valor vai ser repartido por várias áreas”, sendo a maior fatia para o desporto, por constituir a despesa mais elevada. A par disso, o dinheiro será aplicado também na vertente cultural, cívica, artística e administrativa da casa. “É uma parceria pertinente pela relação entre a UC e a AAC e representa o maior apoio recebido anualmente”, sublinha João Caseiro.

Quanto a anos futuros, o dirigente estudantil não só reforça a necessidade de renovação deste acordo, como também frisa a importância de “perspetivar uma melhoria”, no sentido de um aumento monetário. Apesar de valor ser “substancial” e de a UC providenciar apoios extraordinários, João Caseiro confessa que “os custos das atividades desenvolvidas têm vindo a ser acrescidos”, devido ao aumento do custo de vida. “A AAC precisa de mais financiamento para conseguir subsistir”, conclui.

Da quantia total, 180 mil euros vão ser entregues de imediato, enquanto o restante será dado numa segunda tranche, após a apresentação de um relatório intercalar. A aplicação do montante nas áreas acordadas no contrato-programa será comprovada também num relatório final a elaborar pela associação estudantil.

To Top