Um dos objetivos principais da iniciativa é estimular atração turística da Baixa de Coimbra. Comerciantes criticam mudança de local do evento. Por Luísa Rodrigues
A Praça do Comércio recebeu hoje, dia 14 de outubro, das 9 às 19 horas, a Feira de Artesanato Urbano. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), todos os meses. No evento estiveram presentes 26 expositores provenientes do Concelho de Coimbra e da Região Centro. Os artigos em venda eram diversos, como produtos de cortiça e madeira, crochê, tecidos, sabonetes naturais e bijuterias.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela CMC, a Feira de Artesanato Urbano tem dois objetivos principais. O primeiro passa por “incentivar a população local a práticas regulares de lazer e socialização”. Por sua vez, o segundo é estimular a “atração turística” da Baixa de Coimbra.
Para Graça Fonseca, gerente da Maniartes, os motivos de participar no evento são “expor os seus produtos” que são artigos de costura criativa. Também Sofia Neves, comerciante da banca Maria Farrusca, acredita que a iniciativa é uma forma de “divulgar os seus trabalhos”, uma vez que não tem loja física. Já para Licínia Simões, da mostra Stones.By.Maria, a feira é uma oportunidade de convívio.
Alguns comerciantes criticaram a mudança de localização da feira. Para Graça Fonseca, o antigo local na Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz era “muito mais movimentado”. Irene Batista, da loja Mão no Pano, partilha a mesma visão e aponta que a Praça do Comércio “não funciona neste tipo de eventos”. Para a vendedora, no espaço anterior havia muitos mais turistas.
Em relação à adesão, Graça Tavares, da banca By Natura, que participa todos os meses no evento, refere que está a ser o “mês mais fraco”. Irene Batista concorda com esta ideia e sublinha que existe “pouco movimento”. Por outro lado, Teresa Fernandes, da mostra Blue Moon, considera que tem aparecido muitos turistas no local. A próxima edição da feira vai se realizar no dia 11 de novembro.






Por Luísa Rodrigues
