Palestras e ‘workshops’ mostram diferentes áreas da faculdade. Atividades visam dar voz aos alunos e docentes. Por Bruna Fontaine
O programa comemorativo do aniversário de 43 anos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) assinala-se de 2 a 9 de novembro. Em destaque está a presença da psicóloga social neerlandesa Jolanda Jetten, docente e investigadora da Universidade de Queensland, na Austrália.
Segundo a diretora da FPCEUC, Maria Paula Paixão, o aniversário da faculdade é organizado todos os anos “para evidenciar o trabalho que é feito ao nível da investigação” nos campos de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social. Todos os anos, uma destas áreas é realçada, sendo que este ano Psicologia foi a escolhida.
A VI Mostra de Doutoramento em Psicologia abre as comemorações no dia 2, seguida por conjuntos de discussão de diferentes tópicos. Estes são intitulados de “Projetos de Investigação”, às 14h15, e “Estudos Empíricos”, às 15h15, com reflexões sobre disforia de género, bipolaridade, esquizofrenia, entre outros. A diretora explica que o programa visa dar voz a todos os estudantes e docentes, assim como, mostrar o trabalho desenvolvido, sobretudo ao nível da investigação.
As atividades do segundo dia debruçam-se sobre assuntos nas disciplinas das Ciências da Educação e Serviços Sociais, este último que é o tema principal do dia 6 de novembro. “Vão ser abordados temas importantes para o funcionamento de uma cidade como a de Coimbra”, esta é a ideia transmitida pela diretora.
O dia que dá o verdadeiro nome ao programa, 7 de novembro, inicia-se com a Sessão Solene Comemorativa dos 43 Anos da FPCEUC no Anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes, presenciada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão. “É o dia central das comemorações”, sublinha Maria Paula Paixão. A presença da Jolanda Jetten integra-se na conferência “Living in an unequal world: Consequences for societies, social and political vitality”, às 15 horas. Além disso, a investigadora vai realizar o ‘workshop’ “The social cure: identity, health and well-being”, às 14h30, no dia 8.
As comemorações terminam dia 9 de novembro com uma homenagem ao falecido professor e investigador Valentim Alferes. O programa completo das celebrações pode ser encontrado no ‘site’ da FPCEUC.
