Estudantes-atletas da AAC/UC alcançam segundo lugar pelo segundo ano consecutivo. Derrota por 3-0 frente à UNL deixa “sabor amargo”, admite treinador. Por Ana Cardoso
No dia 16 de outubro o Instituto Superior de Engenharia do Porto acolheu o Campeonato Nacional Universitário de Badminton – Equipas. A equipa da Associação Académica de Coimbra/Universidade de Coimbra (AAC/UC) sagrou-se vice-campeã nacional. Os estudantes-atletas Hugo Fernandes, Kevin Selvarajah, Pedro Pedroso, Margarida Cabaço, Gabriela Melo e Inês Garcia trouxeram para casa a medalha de prata.
A equipa universitária de Coimbra tem um “núcleo muito forte de jogadores da Secção de Badminton da AAC, habituados a treinar juntos”, revela Diogo Silva, treinador da equipa universitária e da Secção de Badminton da AAC. Além disso, a preparação vem no sentido de ter os atletas na sua melhor forma em outubro/novembro, perto dos campeonatos nacionais. Isto significa que não foi necessária uma “preparação mais especifica do que habitual”, acrescenta.
Diogo Silva conta que foram com o objetivo de ganhar pelo menos uma medalha. Já no ano passado se tinham sagrado vice-campeões nacionais, no entanto, com “um dos melhores atletas lesionado, podiam ficar condicionados”. Por outro lado, “os restantes atletas subiram de nível” o que lhes permitiu manterem o título, justifica o treinador. No geral, ficaram “satisfeitos”, mas confessa que queriam mais.
Segundo o treinador, o caminho percorrido não foi fácil: nos quartos de final e nas meias-finais encontraram as equipas da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, que “eram das mais fortes”. Ainda que considere a Universidade Nova de Lisboa (UNL) um “vencedor justo”, e esteja “contente” com o lugar no pódio, a derrota por 3-0 deixou um “sabor amargo”. Na competição participaram ainda outras duas equipas de atletas pertencentes à equipa de badminton da AAC/UC que ocuparam o quinto e o sétimo lugar na tabela de classificações.
No segundo semestre realiza-se o Campeonato Nacional Universitário. De olhos postos no futuro, o treinador espera que voltem a haver provas de pares, que foram suspendidas na pandemia. As “forças e ambições estão principalmente nas provas de pares”, aponta. Para este campeonato, afirma que o objetivo volta a ser trazer pelo menos uma medalha.
