Cidade

Uma GerAção de novos voluntários

Alexandra Guimarães

Liga Portuguesa Contra o Cancro e AAC colaboram em protocolo de educação para a saúde. Estudantes podem participar em atividades didáticas e inscrever-se para o Peditório Nacional. Por Alexandra Guimarães

Começou hoje, no Largo D. Dinis, a campanha GerAção 2023, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Centro em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC). A iniciativa continua nos dias 19 e 20 de setembro nos Jardins da AAC. O objetivo é recrutar voluntários pontuais para o Peditório Nacional, que decorre este ano de 1 a 5 de novembro.

No local, os estudantes podem encontrar informações e atividades didáticas, como um questionário sobre a LPCC e um jogo de dardos em que o alvo é, de forma simbólica, o cancro. Além disso, os novos inscritos habilitam-se a receber brindes e a ganhar bilhetes para a latada, sorteados no final do recrutamento.

A responsável pela Comunicação da LPCC – Núcleo Regional do Centro, Nádia Moura, explica que “os voluntários são imprescindíveis para a instituição continuar o trabalho”. O Peditório Nacional constitui, a seu ver, “a principal fonte de financiamento das atividades da LPCC. Estas abrangem quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estimulo à formação e investigação em oncologia.

Vitória Expósito, estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, aproveitou uma tarde livre para ser voluntária pontual no GerAção. Para a aluna, “o voluntariado representa o que são os valores dos estudantes de Coimbra”. Apesar de já conhecer a LPCC, esta foi a sua primeira experiência como voluntária na instituição e pretende repetir quando tiver disponibilidade. Vitória Expósito considera que esta participação “permitiu conhecer outras pessoas, outras perspetivas e trabalhar numa área que não a do curso”.

Nádia Moura concorda que o voluntariado “contribui para o crescimento pessoal dos estudantes”. Na sua opinião, “cada vez mais os jovens percebem a importância deste tipo de voluntariado, só falta o estímulo certo para se inscreverem”. Também Vitória Expósito sublinha que “as coisas estão a mudar de forma drástica e os jovens estão cada vez mais consciencializados”.

A responsável pela comunicação refere que o GerAção 2023 está a ter “uma afluência muito boa”, na medida em que a meio do primeiro dia a LPCC já contava com mais de 20 novos voluntários inscritos. “A expectativa é que todas as pessoas que se inscreveram levem isto para a frente”, ressalva. Ainda assim, Nádia Moura espera “bons resultados da junto da comunidade estudantil”.

Esta ação decorre na sequência do protocolo assinado no passado dia 12 de setembro entre a AAC e a LPCC, que renovou o projeto des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde da LPCC. Esta iniciativa visa a promoção da literacia em saúde, em particular sobre o cancro, a adoção de um estilo de vida saudável a prevenção de doenças junto dos estudantes do Ensino Superior

A angariação de voluntários vai também decorrer no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, no dia 21 de setembro, e na Escola Superior Agrária de Coimbra, no dia 22 de setembro. A inscrição como voluntário pontual pode ainda ser feita em www.ligacontracancro.pt/peditorio, onde está disponível um formulário para esse efeito, bem como informações para os interessados. Todos os voluntários têm direito a um certificado de participação.

To Top