Ensino Superior

UC e TUMO Coimbra estabelecem parceria académica

Hugo Guímaro

Iniciativa voltada para jovens de 12 a 18 anos. Colaboração vai contar com presença de docentes, estudantes e alumni. Por Larissa Britto

A Universidade de Coimbra (UC) e o projeto TUMO Coimbra – ‘Centre for Creative Technologies’ assinaram, dia 20 de setembro, um protocolo para formalizar a parceria de ambos. A cerimónia ocorreu na Sala do Senado, às 11h, e estabeleceu a UC como primeira parceira académica do projeto para o desenvolvimento de atividades de educação e formação. Tal colaboração foi descrita pela diretora geral do TUMO Coimbra, Filipa Cunha, como um “desejo comum de uma educação melhor em Portugal e Coimbra”.

TUMO é um projeto educacional gratuito, que combina tecnologia com criatividade. Foi fundado há 10 anos, na Arménia, depois ocorreu a internacionalização que alcançou países como França, Alemanha, Albânia, Rússia, Ucrânia e, agora, Portugal. Na iniciativa, jovens entre 12 e 18 anos escolhem seu percurso de aprendizagem, por meio de atividades de autoaprendizagem, ‘workshops’ e laboratórios avançados. “O projeto tem como objetivo a intervenção nestas idades, não importa o país, é o mesmo modelo, objetivo e faixa etária”, esclarece Filipa Cunha 

A diretora geral conta que o principal objetivo do TUMO é mostrar às crianças a universidade, já que “muitos dos alunos do projeto vão ser alunos da UC”. Além disso, a equipa educacional da iniciativa deve contar com docentes, alumni e, até mesmo, estudantes da Universidade de Coimbra, dessa forma “as duas instituições vão se cruzar pelas pessoas em comum”. Filipa Cunha entende isso como a “riqueza do projeto” e entende que os estudantes “vão ver estes adultos como referências”. 

O projeto chegou a Portugal este ano, vai ser inaugurado no dia 28 de setembro e entra em funcionamento no dia 2 de outubro. A sua sede em Coimbra vai ser no antigo prédio dos Correios, Telégrafos e Telefones, que vai receber cerca de mil e 50 jovens, que vão adquirir competências em oito áreas como, Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.

To Top