Projeto divulga oferta educativa através de visitas guiadas e conferências. Importância da história contemporânea reforçada pelo responsável da iniciativa. Por Daniela Fazendeiro
O projeto Rebobinar apresentou um catálogo de serviço educativo para o ano letivo 2023/2024. As atividades consistem em visitas guiadas a locais históricos de Coimbra e em conferências direcionadas às escolas de ensino básico e secundário.
Pierre Marie, corresponsável da Rebobinar, explica que o objetivo da iniciativa, criada em conjunto com Eduardo Albuquerque, é “fazer a ponte entre a investigação científica, os documentos de arquivo e o público geral”. Nesse sentido, trabalham três áreas distintas: a consultoria científica, a criação de conteúdos e o serviço educativo. Através da última vertente surgiu o programa apresentado.
O membro da Rebobinar esclarece que o plano pretende fomentar a curiosidade e reforçar o trabalho feito pelos professores dentro da sala de aula. Refere que, durante as visitas guiadas, os participantes vão poder conhecer os monumentos, as ruas e ter acesso a documentos históricos. Nas palestras, pretendem dirigir-se às escolas e dar a conhecer novas narrativas relativas à atualidade e aos conteúdos programáticos lecionados.
“Coimbra verde: Uma história da cidade pelos seus parques e jardins”, “Adelino Veiga: Uma vida na Baixa de Coimbra”, “Coimbra 1903: A Revolta do Grelo”, “Coimbra na Grande Guerra”, “Estado Novo e resistência na Alta de Coimbra” e “O 25 de Abril em Coimbra” são os nomes das seis visitas oferecidas pela Rebobinar. Segundo Pierre Marie, a escolha dos temas teve por base o arquivo histórico encontrado pelos membros e “preocupações” que possuíam.
Para o investigador este tipo de iniciativas permite mostrar que “a história está presente em todo o lado” e que “a história contemporânea é importante para pensar o presente e o futuro”. Menciona que a aprendizagem da interpretação dos documentos por parte dos alunos é uma forma de valorizar a história nacional e, sobretudo, local.
Quanto a projetos futuros, Pierre Marie anuncia que, em breve, vão estrear uma exposição de painéis amovíveis, em parceria com o Centro de Documentação 25 de abril, com o propósito de comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos. O responsável da Rebobinar afirma que estão abertos a sugestões de atividades, porque a ligação às escolas é fundamental para divulgar a história “de forma divertida, mas rigorosa”. As visitas guiadas têm o custo de quatro euros por aluno, enquanto as conferências têm o custo de três euros por aluno.
