Seleção portuguesa decidiu classificação final contra o Cazaquistão após ficar em 2º lugar nos grupos C e G. Apesar de ter marcado primeiro no último jogo, conjunto da casa não conseguiu reverter desvantagem após primeiro período. Por Daniel Oliveira
O campeonato mundial de polo aquático sub-20 feminino, que se realizou no complexo olímpico de piscinas de Coimbra, contou com a participação de Portugal. A seleção da casa saiu derrotada pelo Cazaquistão, por 6-10, esta sexta-feira, num jogo que decidiu o 15º e o 16º lugar na classificação final da competição.
Orientado por António Machado, o conjunto das quinas entrou na sua última partida a inaugurar o marcador, com o golo de Madalena Lousa. No entanto, já nos últimos quatro minutos do primeiro período, Viktoriya Kaplun estabeleceu a igualdade para o Cazaquistão. Nos dois minutos finais, a equipa visitante passou para a vantagem com os golos de Angelina Lemachko e Valerya Anossova.
Depois dos primeiros oito minutos, Portugal não voltaria a igualar o resultado durante o resto do encontro. Já no segundo período, o Cazaquistão conseguiu ampliar a vantagem com os golos de Anastassiya Glukhova, Angelina Lemachko e Darya Pochinok. Portugal ainda conseguiu reduzir o placar nos últimos dois minutos, com o golo de Carolina Fernandes. Assim, a meio da partida, Portugal estava a perder por 2-6.
A seleção da casa foi a primeira a marcar no terceiro período, com mais um golo de Madalena Lousa na partida. Por sua vez, o segundo golo deste tempo foi de Victoriya Kaplun, que marcou assim o seu segundo tento do dia. Alice Rodrigues fez o quarto golo de Portugal no jogo e Milena Nabiyeva fechou o marcador para o terceiro período com mais dois golos, com o placar a ficar nos 4-9.
Os últimos golos da partida só surgiram nos três minutos finais do quarto período. Neste tempo, Madalena Lousa e Carolina Fernandes marcaram para Portugal e o Cazaquistão fechou o resultado com o golo de Olga Vorontsova. Com o jogo terminado, Portugal terminou a sua participação no mundial em 16º lugar.
A primeira fase da competição começou a 8 de setembro, com Portugal a disputar o grupo C. Após a vitória por 7-13 contra a África do Sul e a derrota por 15-8 contra a Nova Zelândia, a seleção da casa ficou em segundo lugar. Assim, esta foi relegada para o Grupo G, a contar para a segunda fase do mundial, na qual foram decididos os lugares de 13º até 19º.
Portugal também ficou em segundo lugar no grupo G, ao vencer os jogos contra o Chile (25-4) e a Índia (20-4) e com a derrota contra o Japão, por 19-17. Ao ser segunda classificada no seu grupo da segunda fase do mundial, a equipa de António Machado defrontou, por último, o segundo classificado do grupo H, que foi o Cazaquistão.




