Evento pretende alertar para problemas e desafios da atualidade. Houve oficinas, workshops e palestras científicas para público de todas as idades. Por Daniel Oliveira
À semelhança dos últimos anos, Coimbra voltou a receber a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que decorreu esta sexta-feira. Como refere Sara Brandão, membro do Inova+, o evento pretende “reunir, no mesmo dia, investigadores e cidadãos de todas as cidades possíveis”. O objetivo é, através de diversas atividades científicas, levar a que os investigadores “se aproximem da comunidade escolar e dos cidadãos, para que estes possam fazer experiências e percebam o valor da ciência no dia a dia”, explica.
Outra das finalidades da NEI é “alertar jovens e cidadãos não só para aquilo que são temas críticos, mas também para o que a ciência pode fazer para ultrapassá-los e criar uma melhor sociedade para todos”, desenvolve Sara Brandão. Para esse efeito, a colaboradora do Inova+ menciona que foi criado um ‘science multiverse’, em que cada temática abordada no evento é representada por um super-herói, que “fala dos seus problemas e desafios na atualidade”.
Dentro do grande tema “Ciência para todos: Sustentabilidade e Inclusão”, a NEI aborda questões como as alterações climáticas, a proteção de dados, as inovações na área da saúde, entre outros. Estes tópicos estão presentes nas diversas oficinas, workshops e palestras localizadas em pontos como o Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio, a Praça do Comércio e o Mercado Municipal D. Pedro V. Estas atividades tiveram início às 17 horas e prolongaram-se até à meia-noite.
Sara Brandão considera que a adesão ao longo do dia foi “fantástica”. Destaca que, apesar do calor que se fez sentir ao início da tarde, “houve muita vontade de participar” e que “qualquer pessoa que passa tem curiosidade em perguntar”. Além disso, indica que passaram pelas atividades 600 alunos de várias escolas do município.
A Noite Europeia dos Investigadores, financiada pela Comissão Europeia, ocorre todos os anos em diversas cidades a nível internacional. Em Coimbra, o evento é organizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, com a co-organização da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e apoio da Câmara Municipal de Coimbra.










