Ciência & Tecnologia

Investigadora da UC destacada a nível nacional

Cedida por Patrícia Costa Alexandre

Ex-aluna do DEI recebe prémio de melhor tese de doutoramento na área da IA. Estudo foca-se na qualidade de dados. Por Eduardo Neves

Miriam Seoane Santos, ex-aluna do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigadora de ‘Machine Learning’ na YData foi reconhecida pela sua contribuição no campo da Inteligência Artificial (IA). A sua tese de doutoramento “Research Problems in Data Quality: Addressing Imbalanced and Missing Data” foi galardoada como a melhor no campo. Este título foi atribuído a nível nacional pela Associação Portuguesa de Inteligência Artificial.

A doutorada explica que o objetivo do seu trabalho se prendeu nos problemas caraterísticos de dados. Segundo a investigadora, o paradigma da IA está a virar-se para este objeto de estudo, face à produção de algoritmos “mais flexíveis”.  Deste modo, a sua tese de doutoramento foca-se nos problemas e caraterísticas dos dados para que, através da qualidade dos mesmos, possam ser feitos modelos de IA mais eficientes. No cerne do seu trabalho está o tratamento e estudo de dados balanceados e em falta, algo muito presente no campo da Ciência de Dados, como explica a ex-aluna.

Para Miriam Seoane Santos, apesar da mudança e evolução no campo da IA, há ainda estudos a fazer na acessão dos modelos. Em particular, explica que nesta área da IA centrada nos dados há algoritmos que consoante a informação fornecida podem introduzir um viés na aprendizagem dos mesmos. Outro exemplo ocorre na área médica onde grupos sub-representados de pacientes podem induzir a um modelo enviesado, o que torna estas classes pouco relevantes para o algoritmo. “Quanto mais conhecemos os dados que temos, mais nos aproximamos da realidade daquele domínio”, remata a doutorada.

A investigadora exerce também no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e relembra a instituição com bom tom devido à sua equipa multidisciplinar e possibilidade de aplicar o trabalho na vida real. Diz-se também feliz por esta atribuição, visto que foi o “retorno de um processo longo e difícil”.

To Top