Apesar de várias ocasiões da AAC/OAF, a partida terminou com empate a uma bola. Com quatro de cinco jogos da 1ª jornada terminados, os estudantes estão, de momento, em 4º lugar na série B. Por Daniel Oliveira
A Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) estreou-se esta terça-feira na temporada de 2023/24 da Liga 3, frente aos sintrenses do 1º Dezembro. O jogo terminou empatado com um golo para ambas as equipas, apontados por João Silva (AAC/OAF) e Diogo Grácio (1º Dezembro). Assim, os estudantes encontram-se no 4º lugar da série B do campeonato, à condição.
O jogo começou às 18h01 no Estádio Municipal Sérgio Conceição, com muito calor e os adeptos da Briosa motivados. O início da primeira parte ficou marcado por uma disputa pela bola equilibrada para os dois lados. Destacam-se uma oportunidade para a equipa da casa por parte de Juan Perea ao minuto 9, após o passe em profundidade de Vasco Gomes, e uma ocasião para o 1º Dezembro ao minuto 14, após o remate rasteiro de Diogo Castro.
Após os primeiros 20 minutos, a Académica começou a controlar o jogo. Teve maior posse de bola, conseguiu estancar as transições ofensivas do conjunto adversário e teve algumas oportunidades para marcar. Esta superioridade é ilustrada por vários tentos: dois remates de João Silva, aos minutos 20 e 37, um cabeceamento de João Victor ao minuto 23 e as oportunidades de Juan Perea aos minutos 21 e 26.
O jogo retomou às 19h04 para a segunda parte, com a primeira ocasião a acontecer ao minuto 54. O cruzamento de Hugo Cardoso (1º Dezembro) por pouco não acabou dentro da baliza da Briosa. O marcador viria a ser inaugurado ao minuto 59, com o golo de João Silva. Francisco Ferreira (AAC/OAF) cruzou para a área adversária, Gabriel Castro (1º Dezembro) fez um mau alívio e João Silva aproveitou para rematar para o fundo das redes do conjunto sintrense.
No entanto, a resposta da equipa visitante não tardou. Ao minuto 64, Diogo Grácio, acabado de entrar, estabeleceu a igualdade. O avançado, que substituiu Rafa Pinto ao minuto 60, recebeu o cruzamento à direita de Juan Herrera e fez um remate rasteiro ao segundo poste, que Carlos Alves não conseguiu defender. Os estudantes ameaçaram voltar a ficar em vantagem ao minuto 68, quando João Silva cruzou ao segundo poste e Stitch cabeceou, ao lado.
Logo no minuto seguinte, vieram as primeiras substituições da Briosa. Toki Hirosawa entrou para o lugar de Hugo Seco e Fausto Lourenço substituiu João Victor. A equipa da casa voltou a fazer duas alterações ao minuto 72, com as entradas de Aílson e Diogo Outeiro para as saídas de Stitch e Diogo Teles. Foi já após o minuto 80 que voltaram a surgir ocasiões flagrantes na partida, entre elas o remate com efeito de Toki Hirosawa ao minuto 84 e o cabeceamento perigoso de Drogba Camará (1º Dezembro) ao minuto 85.
O jogo terminou após seis minutos de compensação, com a Académica a tentar procurar a vitória, mas sem sucesso, graças ao esforço defensivo dos adversários. O conjunto negro soma assim o primeiro ponto na Liga 3, numa jornada em que três dos quatro jogos já disputados na série B terminaram em empate. O próximo confronto da Briosa é em casa do Alverca no próximo sábado, às 20 horas.




