Cultura

RUC apela à diversidade e a energia é sentida por quem passa

Lucília Anjos

Palco RUC começa sem atrasos, às 23h como programado, com pouca afluência. Cartaz diferenciado com artistas novos trazem a Coimbra uma “energia diferente”, afirmam espetadores. Por Lucília Anjos

DJ Marta Anjo abriu o Palco RUC no dia 21 de maio às 23h com público reduzido e DJ Barrosa seguiu, às 00h15, como segundo DJ da noite e a voltar a passar som às 04h, num dia em que o género foi o ‘Rock’, ambos da RUC. Além destes, também marcaram presença a ‘Máquina’, à 01h45, a ‘Terebentina’, às 03h00 e a ‘Deli Girls’, às 05h15, com mais público a vibrar. Este palco é “sempre um espelho da própria Universidade de Coimbra”, refere Bernardo Matos, membro da organização do Palco RUC.

Beatriz Monteiro, também membro da organização do Palco RUC, menciona que as opiniões acerca do palco têm sido “positivas”. Bernardo Matos acrescenta que o cartaz do palco, em comparação com o ano passado, está “melhor e mais diverso”. O processo de seleção dos vários artistas passa pelo departamento de programação da rádio, por meio de sugestões de nomes. Bernardo Matos sente que a Queima das Fitas, ao ser uma festa para estudantes, tem de “apelar a diferentes componentes e este espaço mostra novidades às pessoas, sem esquecer os internacionais”.

Giovanni Pereira de 31 anos, que escolheu o palco RUC em vez do principal para passar a noite, revela que “este palco é para pessoas que gostam realmente de música”. Acrescenta ainda que os membros da RUC “escolhem artistas não muito famosos e com talento, apostas que nem todos escolheriam”. Maria Primitivo, de 22 anos e Eduarda Nader, de 23 anos, realçam o potencial do cartaz, com mais interesse para elas do que o palco principal. Bruno Ferreira, de 18 anos, afirma que a noite é toda passada no palco RUC.

A “energia é diferente neste palco”, diz Pedro Silva, de 18 anos. Gustavo Reggio, de 23 anos, Mariana Assis, de 22 anos e Lara Ganhão, de 23 anos, esta última a pisar a Queima das Fitas de Coimbra pela primeira vez, têm a mesma opinião: o estilo e o ambiente é completamente oposto ao palco principal. O palco RUC vai contar apenas com mais um dia de atuações, no dia 22 de maio, com nomes como Mbodjy, DJ Kolt e Real Guns.

Fotografias por Lucília Anjos

To Top