Cultura

Noite de farmácia: finalistas juntam-se para marcar o último adeus

Joana Carvalho

Imperial TAFFUC e Phartuna foram grupos académicos de destaque. Ambos grupos dedicaram serenatas aos finalistas, que se fizeram presentes em palco. Texto e fotografias por Joana Carvalho

 Após o Palco Fórum receber Miguel Bravo e Quim Barreiros, no dia 23 de maio, chegou a hora da torre da Universidade de Coimbra se cobrir de roxo. A dispersão entre atuações não afetou a vontade de vários estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) de ficarem para ver os grupos académicos da sua instituição-mãe.

Por volta das 3h30, a Imperial TAFFUC – Tuna Académica da FFUC iniciou a sua atuação, com o tema emblemático “Cidade de Fitas”. Por entre trinadas de pandeiretas e ondulantes estandartes, a tuna masculina de farmácia animou a noite de vários finalistas, que marcaram presença no palco principal da Queima das Fitas 2023 (QF’23).

A Imperial TAFFUC apresentou ainda a música “Caloiro Imperial”, tema que fala, de forma jocosa e ligeira, sobre o primeiro ano de faculdade e das várias peripécias que pautam essa altura tão característica. Apesar da tuna ter atuado no dia do cortejo, a afluência por parte do público fez-se notar, através de bengaladas e assobios de exaltação e apoio ao grupo académico.

A encerrar o palco, já depois das 4 da manhã, a Phartuna – Tuna da Faculdade de Farmácia, subiu a palco para prestar tributo aos vários cartolados que se mantiveram por perto do palco para ouvir a tuna mista a tocar. O grupo esteve presente em peso e continuou a animar os vários espetadores com a interpretação de temas já conhecidos do grupo.

A Phartuna abriu a sua atuação com a música “Praxis”, seguida do tema “Farmacêutico”, descritivo da profissão que “muitos finalistas vão desempenhar”, como foi referido na apresentação. O grupo académico interpretou também a sua versão da “Desfolhada”, canção de Simone de Oliveira, já característico do mesmo.

Ambas as tunas deram ainda um momento, na sua própria atuação, para os demais cartolados se dirigirem ao palco. Cada grupo académico dedicou, então, uma serenata aos finalistas que se juntaram, para marcar a despedida daqueles que, com bengalas e cartolas, se dirigiram ao Parque da Canção para um último adeus.

To Top