Cultura

FAN-Farra e Quantunna sobem ao palco no dia da FCTUC

Gustavo Eler

FAN-Farra Académica de Coimbra traz casais e peixe ao palco. Quantunna canta sua versão de Viva La Vida como protesto ao dia do cortejo. Por Gustavo Eler

Neste terceiro dia da Queima das Fitas (QF), FAN-Farra Académica de Coimbra e Quantunna trouxeram alegria para o público da Praça da Canção. As apresentações contaram com homenagens às damas e aos finalistas, além de criticar a troca da data do cortejo.

Às 3h25 da madrugada da QF, a FAN-Farra Académica de Coimbra abriu o concerto com a música São Gregório. Os pandeiretas divertiram o público pelo palco e o coro dava voz ao canto que serviu para aquecer o público que estava a ver. O grupo seguiu a tocar mais de suas canções. Em determinado momento, puxaram um peixe para o palco e assim seguiu a cantar Briosa, música original da FAN-Farra do álbum Capa e Batina.

Mais tarde, FAN-Farra chegava ao clima romântico da noite. Ao som de ‘O Louco que te Ama’, subiram ao palco as damas dos músicos para dançar com seus parceiros num ritmo lento do coro académico. Além disso, na música seguinte, foi a vez de um dos pandeiretas de ter seu momento de dança a sós com sua dama em meio ao palco.

Diogo Patrício de 24 anos, que teve seu primeiro contato com a FAN-Farra nesta apresentação, foi uma experiência “muito divertida e surpreende”. No final, a FAN-Farra tocou ‘Trovador’, a primeira música do primeiro álbum do grupo académico como despedida.

Em comemoração ao dia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi a vez da Quantunna subir ao palco principal. O grupo cantou ‘Festa das Latas’, em referência a outra festa que também tem lugar na Praça da Canção. O grupo cantou uma adaptação em protesto à troca do dia do cortejo de domingo para terça. A canção era uma paródia de ‘Viva La Vida’ dos Coldplay e foi tocada com o propósito de representar a voz do estudante de Coimbra.

Simão Silva, estudante de 18 anos da FCTUC,  descreveu a apresentação como necessária para a voz do estudante, além de ser marcante para sua primeira experiência na QF. A Quantunna tocou também ‘Vida de Caloiro’ e depois chamou os finalistas para subir ao palco para homenageá-los com uma apresentação cheia de cartolas.

A apresentação da Quantunna terminou por volta das 5h50 para encerrar as apresentações no palco principal do terceiro dia da Queima das Fitas 2023. Os grupos académicos voltam ao palco principal com a Estudantina Feminina de Coimbra e as Mondeguinas no dia 22.

Fotografias por Gustavo Eler

To Top