Ensino Superior

E(A)-Sports – to the Queima

Carolina Silva

Nova pró-secção de E-Sports da AAC, em parceria com a COQF, realiza torneio de FIFA com direito a dois prémios. João Nunes, presidente da estrutura, aponta dificuldades na realização de atividades por falta de espaço. Por Carolina Silva

A pró-secção de E-Sports da Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) realizaram, esta tarde, um torneio de FIFA na AAC que juntou vários estudantes no gosto comum pelos vídeo jogos.  Os classificados deste torneio tiveram direito a dois prémios, um bilhete geral para a Queima das Fitas e um ‘kit gaming’.

João Nunes, presidente da pró-secção de E-Sports da AAC, conta um pouco sobre esta secção: “surgiu com o intuito de juntar a comunidade académica numa só comissão e não haver várias isoladas como acontecia no polo I e no polo III”. Revela ainda que “a adesão à secção foi surpreendente” e que já têm 70 associados. O objetivo desta nova pró-secção passa, de igual forma, pela realização de várias atividades, sendo a principal a criação da primeira liga académica de E-Sports.

O torneio de FIFA surgiu por iniciativa da COQF, em parceria com a pró-secção de E-Sports, que forneceu os equipamentos. “Apesar de fornecermos os equipamentos, este ano ainda não estamos com as melhores condições relativas ao espaço onde realizar as atividades”, confessa João Nunes. A pró-secção de E-Sports da AAC não terá mais eventos este ano, mas irá realizar um torneio isolado aberto a todos, uma vez que procura “incentivar os jovens a uma profissionalização na área”.

De acordo com os critérios da Liga Portuguesa de E-Sports, também esta pró-secção contribui para a entrada de novos jogadores para uma equipa profissional, através de contactos como o XXT, que se trata de uma equipa profissional que pode ajudar equipas de menor dimensão a ascender. De forma a explorar o projeto, a pró-secção procura ainda contactar outras universidades portuguesas para a criação de secções idênticas e parcerias com as mesmas.

Diogo Serém foi o vencedor do primeiro prémio, o bilhete geral para a Queima das Fitas, e Telmo Fernandes do segundo prémio, o ‘kit gaming’.

To Top