Ensino Superior

Semana para Ver(de) perto a ecologia

Miguel Santos

GE/AAC promove consciência ecológica dos estudantes. Jéssica Sá declara que “ecologia é o equilíbrio entre o ser humano e a Natureza”. Por Miguel Santos

A Semana Verde, organizada pelo Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra (GE/AAC), está a decorrer desde dia 10 de abril e vai terminar dia 14 do mesmo mês. A atividade acontece já há vários anos e tem como objetivo sensibilizar a comunidade estudantil acerca da problemática ambiental. O evento conta com a parceria da Secção de Yoga, o Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia, a, o Núcleo de Estudantes de Biologia e a Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da AAC, bem como a Real República AY-Ó-LINDA.

A iniciativa contou sessão de ioga, um debate com o tema “consegue o capitalismo ser verde?”, com participação dos partidos com assento parlamentar, e a sessão ECOcine. Já dia 13, planeia-se uma recolha de lixo às 17h no Jardim da Sereia e Jardins da AAC, seguido de um “convívio ecológico”. O último dia tem na agenda uma observação diurna às 14h e todo o alinhamento termina numa visita ao Jardim Botânico às 16h.

A presidente do GE/AAC, Jéssica Sá, declara que esta iniciativa é uma “tradição” e que “há alterações de ano para ano”. No que diz respeito à possível evolução da Semana Verde ao longo das edições, a mesma afirma que “não é sensato admitir um avanço positivo, mas sim uma diferença que se evidencia a cada edição”. Este ano, segundo a presidente, o foco foi “ a parte cultural, ou seja, secções e núcleos” e defende o “trabalho da casa”, dado que a maioria das atividades assenta na colaboração com outras segmentações da AAC.

A preparação deste evento durou várias semanas nas quais “os diferentes membros deram as suas ideias” e existiu um diálogo com as outras secções para encontrar formatos “interessantes” e que “fizessem sentido”, aponta Jéssica Sá. Em relação à adesão, destaca que “ainda é cedo para avaliar”, apesar de pensar que “ter um feriado a meio da semana não foi benéfico”. A publicidade do evento foi feita através das redes sociais e a primeira atividade teve uma “boa participação”.

Escolheu-se começar a Semana Verde com uma sessão de ioga para “sair um pouco da bolha da secção” e porque “a ecologia é o equilíbrio entre o ser humano e a Natureza”. O debate foi protagonizado por cinco representantes de vários partidos e contou também com a participação do público. A discussão ocorreu no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, mas pôde também ser acedido na transmissão da atividade foi feita através do Instagram do GE/AAC.

Um dos objetivos da Semana Verde é “mostrar que o espaço não é só importante por si, mas também pelas atividades que podemos fazer nele”, afirma a presidente. Jéssica Sá destaca o facto de “haver 2 atividades por dia”, o que “dá oportunidade às pessoas de conseguirem adequar os seus horários e ir a pelo menos uma componente”, e a “promoção de debates em relação a diversos assuntos ecológicos”.

Estudante a Ver(de) perto o GE. Por Tiago Paiva

To Top