Ensino Superior

Semana dedicada a saúde da comunidade académica

Arquivo

DG/AAC promove atividades como ‘workshop’ de primeiros socorros e palestras. Produtos de higiene menstrual disponibilizados em casas de banho do edifício sede. Por Ana Cardoso

O pelouro de Intervenção Cívica e Cidadania e o Gabinete de Apoio ao Estudante da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) unem esforços na organização da Semana da Saúde. Entre os dias 11 e 14 de abril, decorrem várias atividades com o objetivo de “promover a saúde da forma mais abrangente possível”, declara a coordenadora de Intervenção Cívica e Ambiental da DG/AAC, Matilde Azenha. Esta iniciativa foi pensada no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que acontece a 7 de abril. As atividades englobam palestras, ‘workshops’ e outras iniciativas. Estas foram planeadas para explorar áreas “consideradas importantes abordar num ambiente universitário”, como saúde física, mental, sexual e reprodutiva, explica a coordenadora.

Esta tarde tiveram lugar duas palestras no Student Hub, uma delas sobre ansiedade no estudo e procrastinação. Apesar de ser um tema que causa preocupação entre os estudantes, a adesão foi baixa, conta Matilde Azenha. Como justificação aponta a visão “teórica”, no sentido de “debitar informação”, que o público tem deste tipo de eventos. A dirigente considera que, ao contrário do que, a seu ver, se pensa, foi uma atividade “prática e dinâmica” onde houve a oportunidade de “aprender muito”. A segunda palestra foi dedicada ao tema de consumos de substâncias, comportamentos de risco e dependências.

No que toca ao ‘workshop’ de Primeiros Socorros e Suporte Básico de vida, em parceria com os Bombeiros Voluntários, a coordenadora espera poder contar com mais participantes. A atividade, que vai acontecer dia 13 de abril, entre as 15 e as 17 horas, é gratuita e aberta à comunidade, mas é necessária inscrição.

A equipa pôs ainda em prática o “Ponto Cor de Rosa”, uma iniciativa que visa combater a pobreza menstrual. Para tal, disponibiliza produtos de higiene menstrual nas casas de banho do edifício da AAC, de modo gratuito. A ideia vem já do início do mandato e pretende-se que, em colaboração com os núcleos de estudantes e a Universidade de Coimbra, seja aplicada a todas as faculdades e departamentos, revela Matilde Azenha.

A semana termina com a distribuição de ‘kits’ que incluem preservativos e folhetos informativos, num dia dedicado à saúde sexual e reprodutiva, sexta feira. Nesse dia, das 14 às 18 horas vai decorrer também um rastreio de doenças sexualmente transmissíveis no piso 0 da AAC. Para participar, é necessária inscrição, sem custos.

To Top