Ciência & Tecnologia

Projeto da UC impulsiona estudo da Neurociência Cognitiva em Portugal

Mariana Neves

‘CogBooster’ visa sinergia entre Psicologia Fundamental e Psicologia Aplicada. Docente da FPCEUC acredita que iniciativa vai tornar instituição “num departamento mais moderno e contemporâneo”. Por Mariana Neves

O projeto da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), “CogBooster”, arrancou no dia 21 de abril e contou com uma sessão inaugural pelas 11h30 no anfiteatro principal da instituição. Estiveram presentes na inauguração o coordenador do projeto e docente da FPCEUC, Jorge Almeida, assim como o ‘ERA Chair Holder’ do “CogBooster”, Alfonso Caramazza, especialista em Neurociência Cognitiva e professor da Universidade de Harvard.

A sessão, aberta por Jorge Almeida, seguiu-se com uma palestra de Alfonso Caramazza que, de acordo com o coordenador do projeto, “foi bem recebida”. Durante a apresentação o docente da Universidade de Harvard “mostrou como um aspeto da Neurociência Cognitiva pode ser usado para compreender a mente e também pode ter implicações na prática clínica”, refere o professor da FPCEUC.

Jorge Almeida encara a iniciativa como um “projeto institucional” que, “em primeiro lugar, pretende criar uma linha de investigação” através da contratação de pessoas que trabalhem na área da Neurociência Cognitiva. “A construção de uma equipa forte de investigação pode parecer moderna, mas não é, já que é algo que, nos Estados Unidos, está implementado há muitos anos”, sublinha o coordenador.

Segundo o docente da FPCEUC, este projeto surgiu da grande discrepância no estudo da Psicologia em Portugal e noutros países europeus, denominados ‘widening’ em relação aos restantes países desenvolvidos da Europa. Jorge Almeida refere ainda que, “em Portugal, a maioria dos docentes e investigadores trabalha com a Psicologia Aplicada e poucos trabalham com a ciência fundamental”, área de pesquisa da “compreensão do mundo através do estudo do cérebro”. Assim, este projeto surgiu para colmatar “o fosso entre os países desenvolvidos da Europa e os menos desenvolvidos ao nível do estudo da Psicologia Fundamental”, explica.  

O coordenador sublinha que a FPCEUC é a única instituição em Portugal que tem “duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação na área da Psicologia, e ambas em Neurociência Cognitiva”. Neste sentido, a implementação do projeto é encarada por Jorge Almeida como uma forma de contornar a falta de investigação no ramo e tornar a FPCEUC “num departamento mais moderno e contemporâneo”, declara. Após a criação da equipa de investigação, o objetivo passa por organizar “eventos de comunicação”, dentro e fora da academia, junto da comunidade, de forma a “mudar o modo como se pensa na Psicologia”, explica Jorge Almeida. Segundo o coordenador, “é necessário pensar a área de uma forma mais equilibrada, tanto ao nível da sua intervenção, como da compreensão da mente”. Assim, o projeto “CogBooster” pretende criar “um ecossistema de que todos possam beneficiar”, ao fomentar “uma sinergia entre o estudo da Psicologia Fundamental e da Psicologia Aplicada”, conclui.

To Top