Cartaz oficial e lema foram revelados. Nova artista confirmada e maior lotação no recinto são destaque. Por Daniela Fazendeiro
Decorreu nesta terça-feira, dia 11 de abril, a apresentação do plano oficial de atividades da Queima das Fitas 2023 (QF’23), no Café Santa Cruz. A conferência de imprensa, onde foram revelados o cartaz oficial e o lema “Sonho meu de eternidade. Brilham-te os olhos ao rever esta cidade”, contou com a participação do coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF), Carlos Missel, e oito comissários.
A atuação do Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra deu início à sessão. De seguida, cada comissário anunciou as atividades pelas quais o seu respetivo pelouro se encontra responsável.
O comissário responsável pelo pelouro da Representação Institucional, Francisco Órfão, declarou que a sua equipa visitou as instituições que “mais apoiam a festa”, como a Câmara Municipal de Coimbra e a Assembleia da República. Segundo o estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), o concurso do cartaz oficial da QF’23 teve uma “adesão enorme”, com 42 propostas submetidas. Anunciou, ainda, uma nova atividade, o ‘peddy papper’ da QF, no dia 9 de maio, que tem como objetivo dar a conhecer aos novos estudantes os locais emblemáticos da cidade.
A comissária responsável pelo pelouro da Tradição, Flávia Silva, explicou que a Récita das Faculdades, que vai ter lugar a 20 de maio, consiste num espetáculo onde os novos e antigos estudantes podem fazer apresentações de caráter satírico. Além disso, divulgou que a Serenata Monumental vai ocorrer no Paço das Escolas a 18 de maio, a Queima do Grelo e do Cortejo dos Novos Fitados no dia 23 de maio e a Bênção das Pastas, uma cerimónia “de cariz religioso”, que decreta “o fim da vida académica” vai ser realizada a 17 e 18 de junho.
A criação de um livro de memórias da história da QF foi revelada pela comissária responsável pelo pelouro da Logística Geral, Catarina Crespo. A “caça às fitas”, que consiste em esconder envelopes que contêm brindes e bilhetes da QF por diferentes sítios de Coimbra, foi outra atividade apresentada pela estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
A rede de ‘influencers’, diretos no Instagram relativos à atividade “caça às fitas” e a criação de ‘playlists’ no Spotify de cada artista foram tarefas transmitidas pela comissária responsável pelo pelouro do Marketing e Divulgação, Vanessa Zagareanu. A estudante da Faculdade de Letras da UC publicitou o concurso “Marca Coimbra”, no qual “a comunidade estudantil vai ter a oportunidade de se inspirar na cidade” para criar lemas que podem ser submetidos num ‘forms’ disponível até 23 de abril.
No âmbito das atividades relacionadas com a “essência da QF”, a comissária responsável pelo pelouro da Cultura, Sara Rodrigues, apresentou o concurso de desenho e poesia e o concurso de fotografia, que decorreram durante o mês de março. Além disso, afirmou que vão ser realizados os torneios de Dr. Why e de Trivial, a feira cultural, o “peddy tascas”, o sarau de gala, o dia do antigo estudante e os concursos de DJs e de bandas.
A comissária pelo pelouro da Formação e Intervenção Cívica, Carolina Fernandes, pretende “alertar para os excessos, evitar desperdícios alimentares e ajudar instituições necessitadas”. Nesse sentido, evidenciou o ponto seguro, o concurso de recolha de bens alimentares e de latas dos carros do cortejo da QF e o concurso de recolha de tampas pelos núcleos. Referiu, ainda, a criação de uma parceria com a REFOOD e um cinema solidário, no qual todo o lucro vai ser revertido para uma instituição de caridade.
O Baile de Gala das Faculdades vai ocorrer no dia 17 de maio segundo a temática “Carnaval de Veneza”, anunciou a comissária responsável pelo pelouro dos Bailes, Filipa Lima. Mencionou também que o “Chá das Cinco” e o “Chá Dançante” vão acontecer a 24 de maio.
O comissário responsável pelo pelouro do Desporto, Gabriel Castelhano, divulgou a atividade física adaptada, a atividade de ‘paintball’, o torneio de futebol e voleibol, o torneio do videojogo FIFA e a descida ao rio Mondego. Ademais, comunicou duas novidades, o torneio de padel e o concurso de surf. Foi confirmado ainda que a artista Ana Castela vai atuar na Praça da Canção no dia 24 de maio. Carlos Missel assumiu que, desde 2021, a COQF teve de sofrer várias remodelações, mas a equipa está “preparada para se reajustar e o objetivo é garantir a máxima segurança aos estudantes que participam nas atividades”. O coordenador-geral esclareceu que o recinto vai ter uma reconfiguração diferente, o que permite uma lotação maior e “melhor qualidade a quem o visite”. Admitiu também que, até ao momento, a despesa da QF está em um milhão e meio de euros devido ao aumento dos custos por parte dos fornecedores.
