Cultura

Pita Sanita Sound rebentou tampa do Sereia

Por Andreína de Freitas

Atual edição vai ditar futuro do festival. Maestro da Orxestra Pitagórica destaca “surpreendente” adesão. Por Andreína de Freitas

O Pita Sanita Sound, organizado pela Orxestra Pitagórica, grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, regressou à cidade com uma segunda edição, após seis anos. O evento dividiu-se entre os dias 28 a 29 de abril: teve início na Casa das Caldeiras, com um espetáculo de comédia. e finalizou no Jardim da Sereia, com atuações musicais.

A ideia do festival foi concebida por Paulão, antigo membro falecido da Orxestra Pitagórica, em 2017, num formato “mais pequeno e informal”, referiu João Martins, apelidado “Curto” dentro do grupo. Para o estudante, esta edição foi “um piloto” que procurava ver como o público reagia a um “conceito diferente, de um festival académico que não é académico, pois está orientado a toda a cidade”. No entanto, destacou que a atual edição pretende expandir e melhorar a ideia inicial.

O início do Pita Sanita Sound deste ano foi marcado por um espetáculo de comédia ‘stand-up’. O ‘warm-up’ do festival foi introduzido por Ricardo Maria, comediante, a interagir de forma animada com diferentes membros do público. Logo, seguiram-se as apresentações de diferentes comediantes como Pedro Gabriel e João Marcão. Para “Curto”, a Pitagórica “é, sobretudo, comédia”, pelo que a inclusão de um momento como este no festival “fazia todo o sentido”.

O segundo dia do festival iniciou às 18 horas, no Jardim da Sereia. O evento contou com música ao vivo e com a presença de diversas artistas, entre eles David Bruno, Plena&Tudo, a própria Orxestra Pitagórica e António Bandeiras, artista que encerrou o evento. De acordo com “Curto”, a adesão no primeiro dia foi “surpreendente” e confessa que o objetivo para o segundo dia era que o lugar “estivesse mais cheio que nas festas da cidade”.

Em relação ao futuro do festival, “Curto” menciona que o grupo tem muitas ideias e surpresas “que não podem ser já reveladas”. Esta edição, segundo o maestro do grupo, “vai ditar o que se pode esperar que seja a próxima”. Salientou, ainda, o “enorme prazer” que foi organizar o evento e espera que este “cumpra as expetativas do público”.

To Top