Cidade

Município de Coimbra promove a consciencialização para a Saúde Mental

Arquivo
Arquivo

CMC promove campanha contra desinformação sobre depressão e ansiedade. 22,9 por cento dos portugueses sofre com perturbações do foro psiquiátrico. Por Ana Cardoso

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) deu esta terça-feira início a uma ação de sensibilização para a saúde mental. A campanha decorre até dia 30 de maio, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Neste período vão ser abordadas questões relacionadas com a depressão e a ansiedade.

A iniciativa consiste na divulgação de um conjunto de imagens com mensagens como: «Depressão não é “fita” nem “falta de força de vontade”», “Ansiedade. Alguma é natural. Demasiada é um problema”, “Depressão: entre 80 e 90 por cento das pessoas que recebem ajuda recuperam” e “Ansiedade não é motivo de vergonha ou culpa”. Além do conteúdo de consciencialização, contêm ainda informação relativa a linhas de apoio psicológico. Estas mensagens podem ser vistas pelos painéis publicitários da cidade ou nos meios de comunicação municipais.

A campanha enquadra-se na Estratégia Municipal de Saúde e surge no sentido do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável três, que prevê, “até 2030, reduzir num terço a mortalidade por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”. A partir daqui, a meta é desenvolver um conjunto de atividades relacionadas a saúde mental.

A importância desta ação é reforçada por algumas estatísticas, como esclarecido em nota de imprensa da CMC: “as perturbações do foro psiquiátrico apresentam prevalência de 22,9 por cento no nosso país, o segundo maior da Europa, e representam 11,8 por cento da carga global das doenças em Portugal”. A taxa de uso de medicamentos antidepressivos a nível nacional é a segunda maior entre os membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos, um número que está a aumentar desde 2019.

To Top