Cultura

Melodia luso-brasileira celebra o dia da liberdade no Salão Brazil

Matilde Dias

Salão Brazil recebe artistas de toda a cidade para celebrar a revolução dos cravos. Evento decorre toda a semana com música diversificada e animação. Por Matilde Dias e Carolina Silva

Para assinalar o 49º aniversário da revolução de abril, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em conjunto com o Salão Brazil, promove de 25 a 30 de abril um conjunto de atividades dirigidas a vários públicos com o mote “Dias da Liberdade”. Este evento juntou músicos portugueses e brasileiros a residir em Coimbra através d’ O Coletivo Tanto-Mar. 

“É bonita a festa” foi a sessão que decorreu esta terça-feira, com início às 17h30. Contou com a equipa da direção de cultura da CMC, que é composta por Rafael Nascimento, Eron Quintiliano, entre outros. A agenda é composta por Diogo Mendes, Felipe Barão, “Formiga”, Luís Pedro, Sérgio Costa e Pedro Renato, bem como 13 convidados: Alex Lima, André Santos, Inês Brito, Mel Costa, Miguel Cordeiro, Pedro Sáfara, Rágner Tovar, Rita Joana Maia, Ricardo Brito, Sérgio Carvalhosa, Tiago Taborda e Vânia Couto.

O diretor artístico do projeto, Eron Quintiliano, afirma que a aproximação entre músicos portugueses e brasileiros proporciona uma troca “muito rica” entre estilos e ritmos. Além disso, comenta que o evento garante uma “grande diversidade e construtividade” entre Portugal e o Brasil. 

Eron Quintiliano relaciona ainda a ocorrência do evento com a comemoração do 25 de abril ao explicar a importância que a democracia tem “no livre-arbítrio da sociedade”. Acrescenta também que a liberdade na escolha das músicas cantadas é um dos grandes efeitos deste evento histórico nacional, que acaba por unir os diferentes tipos de músicos. 

To Top