Ensino Superior

Estudantes de Economia em busca de um futuro brilhante

Frederico Cardoso

Sexta edição de Bright Future retorna à FEUC. Palestra com participação de BE, IL, PSD, e PS gera antecipação. Por Frederico Cardoso

As comemorações do cinquentenário da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) envolveram, este ano, mais uma edição do Bright Future (BF). O evento anual, organizado pelos quatro núcleos de estudantes da faculdade, encontra-se a decorrer nas instalações da mesma desde o dia 17 de abril e vai terminar amanhã, quinta-feira.

Alexandre Alho, coordenador-geral do BF, refere que a atividade tem por base as quatro áreas da faculdade: a economia, a sociologia, a gestão e as relações internacionais. O objetivo passa por dar a conhecer “ofertas formativas” e fomentar a participação dos estudantes que queiram ingressar no mercado de trabalho em “estágios de verão”, explica.

A nível de ‘workshops’, o coordenador elucida que foi feita uma aposta em vertentes “mais práticas”. Estas consistiram na “elaboração de um curriculum vitae”, preparação para entrevistas de emprego e “formas de melhorar o discurso num âmbito empresarial”, adianta Alexandre Alho. Já as palestras abrangeram temas “muito variados, desde a saúde mental até à política”.

Em relação à edição anterior, o estudante afirma que, apesar de uma organização semelhante, a principal novidade foi o acréscimo de dois dias. Com isto, a organização foi capaz de “potenciar o evento, com bastante mais conteúdo”. Alexandre Alho reconhece ainda que tal foi conseguido devido à FEUC se ter mostrado “prestável e disponível” e com uma “simbiose para com os núcleos que se espera duradora”.

Os convites endereçados a empresas este ano, foram “diferentes do habitual”, esclarece o organizador. Houve uma maior aposta “em empresas da região” que, segundo Alexandre Alho, permite dar destaque ao “tecido empresarial de Coimbra, que apesar de mais debilitado, também existe”. Para além destas, estiveram presentes também “grandes empresas financeiras e de consultoria”, tais como a Deloitte, BNP Paribas e Accenture.

Quanto aos oradores, o estudante enaltece a vinda do presidente executivo da The Loop co., de uma vice-presidente da Ordem dos Psicólogos e de quatro representantes de partidos políticos que permitiram que o evento fosse “muito equilibrado em conteúdo”. No entanto, as palestras não se cingiram ao mercado de trabalho, dado que existiram também “colóquios com docentes e investigadores da faculdade”, para os alunos que pretendam seguir esse ramo profissional.

A novidade mais antecipada do BF este ano é, para Alexandre Alho, a palestra do dia de amanhã, que vai decorrerá às 10 horas, na FEUC. De título “A Política e os Jovens”, esta vai contar com representantes do Bloco de Esquerda (BE), da Iniciativa Liberal (IL), do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD).

A opinião geral do evento, até ao momento, é “extremamente positiva”, menciona o coordenador. Tanto a feira de emprego, como os ‘workshops’, contaram com uma “adesão maciça e uma enorme utilidade sentida” pelos participantes, comunica. Alexandre Alho conclui com o apelo a que os estudantes da FEUC “fiquem atentos e participem nas próximas edições”.

To Top