Ensino Superior

ENEL arranca com “foco no futuro dos estudantes”

Luís Gonçalves

Encontro é organizado por NEFLUC/AAC. Presidente do órgão aborda representação de todos os cursos no evento. Por Luís Gonçalves

No dia 21 de abril decorreu o primeiro dia do Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL) em Coimbra, que vai realizar-se até dia 23. O evento, que conta com estudantes de outras instituições do país, como Leiria, Aveiro e Évora, começou às 9 horas com o ‘check-in’. No entanto, a primeira atividade, um painel sobre “A(s) realidade(s) das Letras”, só se realizou às 14 horas, no teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

A conversa contou com a presença dos convidados Francisco Guimarães, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pedro Miguel Santos, jornalista do Fumaça e Cláudia Lucas Chéu, escritora. Também João Moreira, conhecido por ser a voz da personagem Bruno Aleixo, e Alice Neto de Sousa, poeta, participaram no painel. A moderação foi realizada pela professora doutora Ana Isabel Ribeiro.

Para a presidente do Núcleo de Estudantes da FLUC da Associação Académica de Coimbra (NEFLUC/AAC), Madalena Santos, o grande objetivo deste painel era “refletir sobre as dificuldades que as letras enfrentam”. Nesse sentido, a também coordenadora do ENEL referiu que “a discussão é importante para o futuro dos estudantes”.

Em relação ao número de inscritos, Madalena Santos contou que houve 130. Além disso,  revelou que “muita gente não se apercebeu do fecho das inscrições, mas foi permitida a sua participação”. A presidente espera ainda que, para o dia seguinte, o número de inscritos aumente.

Verónica Babi, estudante de História da Arte, e Rodrigo Fernandes, aluno de História, na FLUC, estiveram presentes no ENEL e referiram que o motivo da sua inscrição se deveu à realização dos ‘workshops’. Ambos mencionaram também o interesse pelo painel, assim como Fernanda Moreira e Houba Debah-Barbosa, estudantes na Université Sorbonne-Nouvelle em Paris, que estavam por Coimbra e decidiram participar no evento. Para as universitárias, “a diversidade dos palestrantes foi o que se destacou na conversa”.

O primeiro dia contou ainda com uma visita guiada à Sala dos Capelos, à Capela de São Miguel, à Porta Férrea e à FLUC, no contexto da sua construção durante o Estado Novo, com Diana Salvado e as docentes Luísa Trindade e Joana Antunes. Também estava previsto um ‘sunset’ no Seminário Maior, mas este foi cancelado devido às condições climatéricas. Nos próximos dois dias vão existir outros painéis, ‘workshops’ sobres as áreas de cada curso da FLUC e um debate. Madalena Santos explicou que, na elaboração dos ‘workshops’, houve “muita preocupação para que todos os ciclos de estudos se sentissem representados no ENEL”. Em relação ao debate, a acontecer no dia 22, a presidente do NEFLUC/AAC referiu ainda que este vai servir para “discutir a pedagogia, um tema que causa dúvidas aos estudantes”.

To Top