Comemorações decorrem até dia 28 de abril. CMC proporciona eventos como concertos, exposições, sessões de contos e visitas guiadas. Por Luísa Rodrigues
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), entre os dias 21 e 28 de abril, promove o programa “Dias da Liberdade”, em comemoração aos 49 anos da Revolução dos Cravos. Durante este período, vai haver diversas atividades, dirigidas a diferentes públicos, nos espaços da cidade. Concertos, exposições, leituras de contos, visitas guiadas e uma marcha no dia 25 de abril são algumas das iniciativas anunciadas pelo município.
O programa iniciou-se na Casa Municipal da Cultura com uma mostra de livros infantojuvenis sobre liberdade, que vai estar exposta até dia 29 de abril. No Convento São Francisco, no dia 23 de abril, realizou-se uma visita guiada gratuita à exposição “Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de abril”.
Por sua vez, no dia 24 de abril, durante uma visita da CMC ao monumento do 25 de abril, colocou-se, nesse local, uma coroa de cravos. Na Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), ocorreu uma visita guiada a uma exposição discográfica sobre poetas e cantores, rostos históricos na conquista da liberdade. Também na BMC sucedeu-se uma atividade de contos destinada a crianças.
No dia da Revolução dos Cravos, o programa da CMC vai contar com atividades diversificadas. Na parte da manhã, vai decorrer a “Sessão Solene Comemorativa do 49º aniversário do 25 de abril”, com diferentes intervenções políticas. Durante a tarde, destaca-se a visita guiada “A Coimbra de Zeca Afonso” e a atividade “Histórias de Liberdade”, na biblioteca jardim Ler ao Cubo, localizada no Parque Verde.
No âmbito da iniciativa “É Bonita a Festa”, vai realizar-se, às 17 horas, uma marcha na Baixa de Coimbra. Além disso, no Salão Brazil, vai decorrer um concerto do Coletivo Tanto-Mar. Por fim, no dia 28 de abril, das 10h30 às 14h30, na Torre de Anto, vão se desenvolver visitas guiadas com a temática “Imagens de revolta: 25 de abril, 1974”.
Com o mote “Dias da Liberdade, Também Acontece”, a CMC anunciou, em nota de imprensa, uma lista das associações do concelho que participam nas comemorações do 25 de abril. A Escola da Noite, Centro de Artes Visuais e Cena Lusófona, o projeto de Cidadania “É preciso que saibas”, a Associação Desperta Capacidade e o Teatrão são algumas das organizações responsáveis pelos eventos.
