Desporto

Briosa conquista terceira vitória consecutiva

Gustavo Eler

Jogo da Académica marcado por 14 amarelos e duas expulsões. Perea garante vitória dos Estudantes em golo por grande penalidade. Por Mateus Araújo, Gustavo Eler e Sam Martins

A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) recebeu hoje, 2 de abril, o Grupo Desportivo das Fontinhas no Estádio Cidade de Coimbra. O jogo marcou a primeira partida da segunda Fase Manutenção série quatro da Liga 3 e terminou com a vitória para os Estudantes.

Por volta das 11 horas, foi dado o pontapé inicial da partida pela equipa das Fontinhas. Logo no primeiro minuto, a Académica marcou uma falta em cima da equipa açoriana, o que já denotava uma tensão que marcaria o jogo.

A primeira grande oportunidade de golo da Académica surgiu aos 12 minutos de jogo, com intercessão de Perea, que fez tabela com Diogo Ribeiro e finalização de David Teles. O lance foi bloqueado por Rodolfo, guarda redes das Fontinhas.

O primeiro amarelo é apresentado a Prince Addico, defesa da equipa adversária, aos 14 minutos de jogo, depois de uma entrada a Stitch da Académica. O defesa recebeu o segundo amarelo, que culminou na sua expulsão aos 42 minutos de partida, após uma falta cometida sobre Perea. Desta forma a equipa açoriana continua a partida com 10 jogadores.

Já aos 45 minutos, a Académica consegue o seu primeiro golo com Diogo Ribeiro, mas este é anulado por estar fora de jogo. A primeira etapa termina após quatro minutos de compensação com o placar empatado a zero.

Os Estudantes retornam a campo com duas substituições, de Hugo Seco e Pepo no lugar de Rodrigo Guedes e Vasco Gomes. No minuto 62 da partida, a Briosa teve a segunda anulação de golo, pois, mais uma vez, Perea foi sinalizado por estar fora de jogo.

Aos 69 minutos entram Latón e Desmond Nketia da Académica e saem David Brás e Diogo Ribeiro. Uma confusão no relvado inicia-se quando Hugo Seco e Diogo Careca sofrem uma colisão e vão ambos ao chão, aos 75 minutos de jogo. Durante a interrupção, Marco Grilo é derrubado ao chão e é hostilizado por jogadores das Fontinhas.

Fotografia por Gustavo Eler

O minuto 78 foi decisivo para a partida, pois com a cobrança de uma falta a favor da Académica, o remate resvala na barreira dos jogadores e atinge o braço de Jota Lopes dentro da grande área. Assinala-se assim uma grande penalidade a favor da Briosa. Com a decisão da equipa de arbitragem, Ricardo Almeida das Fontinhas protesta do banco de suplentes e é expulso da partida com um cartão vermelho. A penalidade é marcada por Juan Perea, que converteu no golo de vitória dos Estudantes, aos 81 minutos de jogo. A partida contou com 14 cartões amarelos e duas expulsões.

Em conferência de imprensa, Alberto Xicota, treinador da equipa açoriana, desabafa que a vitória foi merecida, no entanto acredita que o “resultado mais justo” seria um empate pela boa prestação em campo dos seus jogadores. Para Tiago Moutinho, treinador da AAC/OAF, a equipa “tem de se acostumar a vencer”. Acrescenta ainda que apesar de o jogo ter sido marcado por uma “intensidade emocional por parte da equipa adversária, é importante manter a postura e melhorar os pontos fracos”. A Académica enfrenta a equipa Caldas Sport Club, às 19 horas, no dia 8 de abril no Estádio Cidade de Coimbra. Os Estudantes encontram-se no primeiro lugar da tabela classificativa desta fase de manutenção.

Fotografia por Sam Martins
To Top