Desporto

Académica rema a resultados de topo

Cedida

Variante de fundo da modalidade de remo com provas para juvenis, veteranos, juniores e séniores no CNU. Séniores masculinos levaram Académica ao pódio. Por Lucília Anjos

O Campeonato Nacional de Fundo, disputado na praia fluvial de Azenhas d’El Rei, no concelho do Alandroal e na Albufeira do Alqueva, realizou-se dia 16 de abril. A Académica marcou presença e trouxe para casa três títulos nacionais, todos obtidos pelo escalão sénior.

O dia foi marcado por várias provas decorridas durante a manhã e a tarde. Começaram a disputa os escalões juvenil e veterano na distância de 4km com o sexto lugar a cargo de Gabriel Lopes no skiff juvenil e o quinto lugar entregue à dupla Artur Ribeiro e Gonçalo Franca. Numa outra prova, os shell de 8 veterano masculino, constituído por Vítor Ribeiro, Carlos Lopes, Nuno Silva, Júlio Reis, Michael Bone, Miguel Alfaiate, Rui Dias e William Dann, com o timoneiro Tomás Gaspar, conseguiram o quarto posto.

Já na parte da tarde, os juniores e seniores competiram na distância de 6km. Quanto aos primeiros, realça-se o quinto lugar de Carolina Rebelo e o terceiro pelo quadri composto por Simão Albuquerque, Tomás Gaspar, Tomás Duarte e Dinis Lagem. Já nos seniores femininos houve um quarto lugar por Filipa Freire e Andreia Ferreira, um quinto por Alice Moreira e Rita Rajado e um sexto por Marine Taillandier.

As vitórias estavam em falta, mas chegaram ao final do dia com os séniores masculinos. Eduardo Sousa, que fez os 6km em 21:16.73, mais de 2 minutos à frente do segundo classificado e a dupla Allison Russo e Marcelo Simões, com 19:21.57, com uma vantagem acima dos 20 segundos foram os primeiros vencedores.

No 4x, a Académica foi o nome que encheu os dois primeiros lugares do pódio. A medalha de ouro foi conquistada pelo conjunto António Vale, Diogo Pinheiro, Pedro Fraga e Duarte Pinheiro e o segundo lugar pela tripulação João Piedade, Rui Pilar, Guilherme Cruz e Alexandre Magalhães.

To Top