Desporto

Académica garante vitória conta o Caldas SC com reviravolta nos minutos finais

Daniel Oliveira

Briosa vence pela quarta vez consecutiva na Liga Portugal 3. Treinador da AAC/OAF relembra que ainda há “quatro finais pela frente”. Por Marijú Tavares

Neste sábado, a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) venceu em casa o Caldas Sport Clube (SC) por 2-1. A partida, que começou às 19 horas no Estádio Cidade de Coimbra, esteve por maior parte do tempo com um resultado favorável para a equipa visitante, mas terminou com uma reviravolta por parte dos Estudantes.

Com um clima ameno e uma bancada fervorosa, o pontapé de saída foi dado pelo Caldas SC. Apesar disso, a Briosa apoderou-se da bola em pouco tempo e surgiu um remate de Juan Perea, ponta de lança dos Estudantes, que saiu à figura do guarda-redes adversário, Luís Lopes. O jogo manteve-se disputado entre os dois conjuntos, com a Académica a ter mais iniciativa e posse de bola e o Caldas SC a explorar as transições ofensivas.

O primeiro golo da partida foi do Caldas SC e surgiu ao minuto 19 por João Silva, que, assistido por um passe longo de Leandro Borges, rematou pelo lado esquerdo do ataque e com pouco ângulo para a baliza. Apesar do tento adversário, a Briosa continuou na disputa e, já no minuto 43, surgiu uma oportunidade de golo por Juan Perea, que cabeceou dentro da área do Caldas SC após cruzamento de David Brás. No entanto, a bola bateu na trave e a primeira parte terminou com a formação de Caldas da Raínha em vantagem no marcador.

Daniel Oliveira

A segunda parte foi iniciada pela Académica, que teve desde logo maior domínio sobre o jogo. Apesar disso, o Caldas SC continuou a criar oportunidades e, ao minuto 52, um passe em profundidade para João Silva, seguido de cruzamento para João Rodrigues, causou perigo na área da Briosa.

Os Estudantes viriam a aumentar a sua superioridade no jogo com uma tripla substituição ao minuto 58. As entradas de Ruca, Diogo Ribeiro e Vasco Gomes trouxeram uma dinâmica mais ofensiva à equipa. Além disso, a formação da casa procurou criar situações de perigo a partir do corredor esquerdo, ao aproveitar o facto de André Perre e Thomas Militão, do Caldas, terem ambos cartão amarelo.

A Briosa também realizou alterações no minuto 72, com Diogo Amaro a tomar o lugar de Marco Grilo, e ao minuto 83, com Vasco Paciência a substituir Hugo Seco. Após várias oportunidades não concretizadas, a Académica chegou ao empate no minuto 87 com golo de Diogo Ribeiro, assistido por Perea. No minuto seguinte, a formação da casa voltou a marcar com um golo de Juan Perea, que foi assistido com um passe de rotura de Rodrigo Guedes.

O ponta de lança dos Estudantes marcou pelo terceiro jogo consecutivo e, ao contar também a assistência, foi fundamental para a reviravolta no marcador. O árbitro assinalou cinco minutos de compensação, que ficaram marcados por uma Mancha Negra ao rubro, e, aos 96 minutos, a partida foi dada como encerrada.

Em conferência de imprensa, o treinador do Caldas SC, José Vala, confessou que a equipa não entrou na fase de manutenção como esperado. Porém, considera que mantiveram “mais ou menos a mesma qualidade [de jogo]”. Além disso, frisou que “os resultados muitas das vezes não acompanham o desempenho” e que tanto os jogadores com a equipa técnica “não se podem sentir abalados com isso”.

O treinador da AAC/OAF, Tiago Moutinho declarou também em conferência de imprensa que “[os jogadores], mesmo a perder, mostraram uma vontade enorme de mudar o rumo dos acontecimentos”. Acredita que a vitória foi muito importante, porque, “ao se olhar para a tabela classificativa, há um fosso grande”. O treinador concluiu ao relembrar que a Académica ainda não garantiu a manutenção e que “ainda há quatro finais pela frente”.

Após este confronto no Calhabé, a Briosa encontra-se em primeiro lugar no Grupo 4 da fase de manutenção/despromoção da Liga Portugal 3, com 11 pontos. Segue-se na tabela o Caldas SC, com oito pontos. O próximo jogo dos Estudantes vai-se realizar no dia 15 de abril frente ao Moncarapachense, com começo às 17 horas no Estádio José Arcanjo, no Algarve.

To Top