Evento realizado em Coimbra junta professores de todo o país para refletir sobre presente e futuro da educação. Espaço organizado pela Universidade de Coimbra partilha experiências e mostra tecnologias aplicadas à educação. Por Matilde Dias e Carolina Silva
Realizou-se nos passados dias 10 e 11 de março no Convento São Francisco o evento EdTech Summit Portugal 2023, organizado pela Universidade de Coimbra (UC) com o intuito de criar espaços de reflexão sobre a educação. A iniciativa apresentou uma feira tecnológica de soluções adaptadas às necessidades atuais do ensino.
O evento visa “refletir sobre a educação que existe, a educação que se quer ter à luz dos desenvolvimentos que têm ocorrido no domínio tecnológico”, afirma a Cristina Albuquerque, vice-reitora da UC. A sessão de abertura contou também com a presença do reitor da UC, Amílcar Falcão, e da comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
O evento, apresentado por 37 professores, ofereceu aos participantes espaços como “Show & Tell” e diversos workshops que trabalharam áreas de animação e multimédia e ferramentas digitais para a educação inclusiva. Além disto, realizou-se uma ludificação na aprendizagem proativa dos alunos, atividades de aprendizagem ativa com STEAM (‘Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics’) e apresentações em público.
Os participantes do evento tiveram ainda a oportunidade de conversar com empresas presentes para troca de ideias e experiências no espaço ‘Speed Sharing’. Da mesma forma, foi criado um espaço para aumentar a rede de contactos dos participantes chamado ‘Teacher Lounge’.
A EdTech Summit Portugal 2023 conta ainda com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto Living the Future Academy, bem como o da Câmara Municipal de Coimbra. Durante as sessões, o público pôde interagir com entidades nacionais e internacionais do setor da educação e empresas de tecnologias educativas.
