Cultura

Terraço da RUC com novo nome e mesmo ritmo

Andreína de Freitas

Afonso Macedo, membro da 107.9 FM, faleceu em agosto de 2022, aos 52 anos, e foi agora homenageado por aquela que foi uma das suas principais casas em Coimbra. Momento está inserido na programação de aniversário da rádio, que juntou várias gerações de Ruquianos. Por Andreína de Freitas

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) assinala hoje, 1 de março, o seu 37º aniversário e promoveram, para além de um momento de convívio intergeracional, a inauguração do terraço “Afonso Macedo”. O espaço foi nomeado em honra do radialista e DJ, Afonso Macedo, falecido em 2022, que, nas palavras da presidente Lexi Narovatkin, “era um associado e amigo da RUC, cuja personalidade na rádio foi sempre irreverente”.

A inauguração que está acontecer é “simbólica”, já que é habitual na RUC “nomear algumas divisões com nomes de pessoas que deram um contributo vital para a rádio”, comentou a presidente. Lexi Narovatkin destacou que “não há uma correlação entre o espaço em si e a pessoa em questão”, no entanto, “é um espaço que merece esse nome”, pois Afonso Macedo foi “uma influência para inúmeras pessoas”.

O terraço da RUC foi agora inaugurado na sequência de obras de impermeabilização para evitar infiltrações e inundações, como relembra a presidente.  De acordo com Lexi Narovatkin, “as áreas da AAC estão desgastadas e as obras foram uma tentativa por parte da reitoria de reabilitar os espaços da associação”.

A programação de aniversário da 107.9 FM vai continuar com outros eventos. No dia 3 de março vai ser realizado um concerto com duas bandas com base instrumental. Uma delas é a CENPSIEA, “uma banda que vai ao encontro da identidade da RUC”, destacou a presidente. A outra é a Quelle Dead Gazelle, com o seu mais recente disco “Dança Suja, Chão Sujo”. O concerto vai ser realizado no Teatro Académico Gil Vicente, às 21h30.

A celebração vai continuar no dia 4 de março com uma festa na Casa da Madeira, que promete “uma noite alternativa, com música que o público geral não costuma ouvir”, revelou a presidente da RUC. Por fim, outro evento vai também ser realizado a 17 de março, na Casa Bissaya Barreto, com uma diversidade de música eletrónica.

Andreína de Freitas

To Top