Ciência & Tecnologia

Semana Internacional do Cérebro promove sessões no campo da neurociência

Marijú Tavares

Comunicação na ciência neurológica é promovida em iniciativas públicas. Sara Amaral declara que objetivo é “aproximar uma comunidade não científica e perita na área”. Por Marijú Tavares

Entre os dias 13 e 17 de março celebra-se a Semana Internacional do Cérebro. Neste âmbito, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) em conjunto com o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (ICBR) realizam atividades de divulgação da neurociência, este ano, com o tema “o cérebro digital”.

Esta iniciativa é promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Ciência Viva, que desafiam as instituições portuguesas de neurociências. A coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC-UC, Sara Amaral, referiu que a CNC-UC, enquanto consórcio de investigação do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia, vai realizar “um programa muito variado” que oferece desde “neurocientistas nas escolas” às “iniciativas publicas” tal como uma sessão de “Cocktail do Envelhecimento Saudável”.

Segundo a coordenadora, vão ser dinamizadas atividades pelas escolas de Coimbra. Deste modo, os investigadores do centro vão se apresentar “ao pré escolar, ao ensino básico, ao ensino secundário, unidades séniores e associações”. Além desta iniciativa, a coordenadora adianta que “à segunda-feira, às 9 horas, todas as semanas, no programa da Rádio Universidade de Coimbra” vai se realizar o “Olhó o Robot” com a participação de neurocientistas.

Nesta programação da semana internacional do cérebro contam também na agenda, dia 13 de março, às 18 horas, uma sessão online denominada “o Cérebro Digital sob diferentes perspetivas”, dia 17, um  documentário, no âmbito do dia do sono, com a companhia de teatro “A marionete”, às 21h30, e dia 18 na FNAC, o lançamento oficial do jogo, também, sobre o sono. Para finalizar as comorações, dia 25 vai ainda ser realizada a sessão no Mercado Municipal de Coimbra, às 11 horas, o “Cocktail do Envelhecimento Saudável”.

Sara Amaral explica que a instituição procura promover iniciativas na área da comunicação de neurociências com o objetivo de “criar momentos informais de disseminação desta área”. Considera que as mesmas atividades são “importantes” uma vez que “a área das neurociências interfere na vida de toda gente”. Além disso acredita que permite “desmistificar a imagem do investigador e aproximar uma comunidade não científica e perita na área”, acrescenta.

A coordenadora remata que, além da realização das atividades que “acontecem ao longo dos anos no âmbito de projetos de investigação, são realizadas atividades “nunca antes feitas” tal como lançamento de um “documentário no âmbito do dia do sono”. Sara Amaral frisa o papel deste trabalho para aproximação e a interação das pessoas com “temas científicos no quotidiano e para que se sintam confortáveis” e se envolvam na iniciativa.

To Top