Estreia conta com casa cheia e “espíritos bem elevados”. Presidente do TEUC considera peça como “grande momento de reinvenção”. Por Lucília Anjos
A XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) culmina com apresentação da peça “Rei Ubu”, obra de Alfred Jarry, no Teatro de Bolso do Teatro de Estudantes da UC (TEUC). A estreia realizou-se no dia 13 de março e repete-se até dia 18, todos os dias às 21 horas.
A presidente atual do TEUC, Cristina Valente Grimaldi, refere que este espetáculo propõe-se a ser “uma grande desconstrução daquilo que é um teatro naturalista, envelhecido e conservador”. Acrescenta que o objetivo passa por trazer um “teatro jovial”, aberto ao “entretenimento e à diversão”, já que se trata de uma comédia.
Cristina Grimaldi, também atriz na peça, menciona que a adesão e resposta do público tem sido “bastante positiva e até mesmo surpreendente”. A estreia de “Rei Ubu” contou com casa cheia e “espíritos bem elevados”, fruto de “um marketing bem feito e de um empenho geral do elenco”, comenta a presidente do TEUC.
Os restantes dias ditaram-se com idêntica sala preenchida, devido à experiência de quem assiste e depois compartilha, que faz com que “o público venha sempre a crescer”, salienta a atriz. Cristina Grimaldi confessa que as expectativas para os últimos dias são altas.
O espetáculo envolveu um trabalho longo de quatro meses, com encenação por parte de Hugo Inácio, num contexto “tranquilo e de muita experimentação”, comenta Cristina Grimaldi. Nesta peça entram em cena nove atores, nem todos estudantes, pois tal como a presidente considera, o TEUC é um “teatro da comunidade”. Acrescenta que mesmo que nem todos sejam estudantes da UC, são “estudantes do TEUC”.
A atriz sente que esta peça de teatro é “única, singular e diferente do que se tem feito até agora” e que o resultado é “positivo e caloroso”. Cristina Grimaldi considera o “Rei Ubu” como o “grande momento de reinvenção, um engate de um novo período rico, pulsante do TEUC”.
A presidente do TEUC adianta que a próxima peça vai ser a “Medeia”, com uma nova versão e a expectativa é “estrear por volta de junho ou julho”. Revela ainda que o TEUC vai ter um novo curso de formação, por isso vai haver oportunidade de aumentar o número de integrantes a partir de setembro.
