Ensino Superior

Projeto português “The Middle Passage” compete na Aesthetica Art Prize

Arquivo

Projeto português selecionado para competição internacional em York, no Reino Unido. Exposição de arte contemporânea decorre de 24 de março a 4 de junho. Por Matilde Dias

“The Middle Passage” é um projeto desenvolvido através de uma proposta por parte da Fundação Cupertino de Miranda no laboratório de investigação do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). O projeto foi selecionado para participar numa competição internacional de arte contemporânea chamada “Aesthetica Art Prize”, em York.

O projeto aborda o comércio transatlântico de africanos escravizados entre os séculos XVI e XIX, com dados disponibilizados pela Trans-Atlantic Slave Trade Database. Um dos investigadores do projeto, Sérgio Rebelo, afirma que “na prática tentámos transmitir os dados porque eles falam por si só”.

Na exposição vai ser possível visualizar diferentes tipos de arte contemporânea, desde esculturas a fotografia. Este projeto baseia-se na apresentação de quatro vídeos, em que um deles é interativo. Além disso, foi pensado para o futuro, dá a oportunidade aos interessados e visualizadores de adicionar possíveis “novas informações e novos artefactos”, acrescenta Sérgio Rebelo.

Jéssica Parente, outra investigadora do “The Middle Passage”, declara que esta podia ser “uma outra forma de divulgar” o projeto e que por ser um tema “relacionado com muita gente, poderia ser interessante”. Além disso acrescenta que “existem muitos dados que estavam incompletos e a exposição pode dar outra visibilidade do projeto”.

Os dois investigadores dão ainda uma perspetiva sobre o tema abordado e referem sentir que “parece que apagámos aquela parte mais negativa”, e que ao trazer dados “está-se a tentar mostrar o que realmente aconteceu”. Além disso, afirmam não querer criar “uma responsabilidade coletiva pelo que se passou”, mas mostrar o impacto.

O prémio final da competição vai dar oportunidade aos participantes de ter o seu trabalho exibido em galerias e exposições de todo o mundo, além de serem publicados na Aesthetica Magazine. Os vencedores do concurso vão ser anunciados no dia 23 de março.

To Top