Primeiro debate foca na mulher, “não só na academia e na universidade, mas também no associativismo”. Conversas têm como objetivo abordar discussões plurais e abertas. Por Matilde Dias
O programa que junta duas secções culturais da Associação Académica de Coimbra (AAC) em debates vai estrear no próximo dia 7 de março às 19 horas com emissão no canal de YouTube da Televisão da AAC (tvAAC). No que toca às expectativas para o programa, o diretor de informação da tvAAC, Diogo Teles Mateus, afirma que se pretende trazer ao público sessões de “debates abertos e plurais em que cada opinião tem o seu peso e um contraditório”.
Com o Dia da Mulher a aproximar-se, o tema vai ser “a mulher, não só na academia e na universidade, mas também no associativismo”, explica a diretora do Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA, Joana Carvalho. A estudante considera que “é um tema muito falado, no entanto, nunca sai do campo da conversa de café e é importante expor muito mais este assunto”. Na mesma linha, Diogo Teles Mateus destaca que “a falta da presença feminina na academia é gritante” e acha importante perceber o porquê disso acontecer.
Em relação ao envolvimento do resto dos estudantes neste debate, o diretor de informação afirma que é dado “espaço a várias visões” e que “as pessoas vão se rever em pelo menos alguma delas”. É neste sentido que Diogo Teles Mateus acredita que “se as pessoas se sentirem envolvidas e representadas, isso vai atrair mais alunos para assistir ao programa”.
Sobre como foi iniciado o contacto para a construção do debate, Joana Carvalho, revela que “nos últimos anos tem se verificado um afastamento [das secções] por vários fatores e é bom quando se contraria isso e se começa a pensar de forma mais cooperativa”. Admite ainda que “se tem muito a ganhar com estas sinergias” e espera que “surjam novos momentos e novos mundos para se ter uma colaboração muito melhor”.
Os dois diretores, apesar de não saberem o tema da próxima discussão, informam que a próxima sessão vai ocorrer após o lançamento da edição seguinte d’A CABRA, tendo em conta o assunto em destaque no jornal. Além disso, mostram-se prontos para este desafio e, como afirma Diogo Teles Mateus, “as duas partes estão interessadas e envolvidas no programa, portanto, tem tudo para correr bem”.
