Leituras são inspiradas nas obras de Sara Ataíde. Claúdia do Vale considera que exposição proporciona experiências diferentes. Por Luísa Rodrigues.
No dia 18 de março, às 15 horas, a Camaleão vai realizar uma leitura de contos designada “O que elas contam”, na Casa da Esquina. Estes textos foram criados a partir das obras da exposição “O Hióide de Maria”, de Sara Ataíde, visível na associação cultural. A interpretação vai ser feita por Natália Ferraz, João Coelho e Ana Luísa Dinis, contadores da Camaleão.
A produtora da associação, Cláudia do Vale, explica que o tema principal da exposição é “mulheres com características diversas”. Assim, segundo a colaboradora, os três narradores ficaram “encantados por uma dessas figuras”, representada nos quadros, e criaram um conto inspirado nessa mulher.
Um dos objetivos da interpretação é a conjugação das artes plásticas com a escrita e narração. Claúdia do Vale relata que o público vai assistir aos narradores a dar vida aos quadros. Por isso, os espectadores presenciam uma ida a uma exposição “de uma forma diferente”, considera a produtora. Porém, acrescenta que “os contos são apenas uma das mil e uma possibilidades de leitura das telas”.
As inscrições são até dia 17 de março e os interessados devem contactar a Casa da Esquina. O custo é de três euros. Claúdia do Vale apela para que o público compareça para “experimentar algo diferente” do usual. A produtora completa que esta atividade “é um começo” e a organização “pretende fazer muito mais”.
