Cidade

Lugares com histórias: iniciativa dá a conhecer património da cidade

Ana Cardoso

CMC promove visitas guiadas para explorar património de Coimbra. Atividades vão acontecer em maior número durante meses quentes. Por Ana Cardoso

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a promover o conhecimento do património da cidade com uma programação de visitas guiadas. Estas iniciaram-se este mês e realizam-se às terças e quintas, com algumas exceções. A 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, visitou-se a Alta de Coimbra, com a excursão “Coimbra, um outro olhar”.

O percurso teve início no largo Dr. José Rodrigues, em frente ao Museu Nacional Machado de Castro, e terminou na rua do Quebra Costas. A ideia foi visitar a zona histórica da cidade, e passar pelas ruas “menos conhecidas” da Alta, conta Paula Simão, a guia intérprete da CMC. Este itinerário foi escolhido para poder dar “um outro olhar de Coimbra” a todos os que se juntaram, continua.

Em conversa com alguns participantes, os mesmos mostram-se satisfeitos com a excursão. Eduardo Castro, residente em Coimbra e antigo estudante, revela ser “frequentador assíduo” destas atividades e aponta como ponto positivo o seu teor enriquecedor. Esta opinião é partilhada também por Guilene Chaves, que se mudou para a cidade há nove meses. A participante considera que a visita foi rica em termos de conhecimento, “não só a nível de curiosidade, assim como de informação”. Lisonjeia ainda a guia pelo seu entusiasmo, conhecimento e paciência a explicar.

Segundo Paula Simão, a adesão a esta iniciativa tem sido “muito boa”. Ainda assim, confessa o desejo de ampliar a divulgação. Eduardo Castro indica que teve conhecimento por já ter estado presente em outras visitas, assim como pela publicitação destas em imprensa. Já Guilene Chaves diz que vai passar a acompanhar “mais de perto” este tipo de atividades, mas lamenta as falhas que às vezes ocorrem na transmissão da informação. Estas visitas têm temáticas que são alvo de estudo ao longo do ano e, de acordo com a guia intérprete, “procuram levar os visitantes e munícipes a conhecer a cidade nas mais variadas vertentes”.  Março foi o mês escolhido para dar início, uma vez que é possível “aproveitar o bom tempo para conhecer melhor o património”, explica. Por fim, deixa um convite a todos os que se queiram juntar para conhecer melhor Coimbra. As excursões vão até dezembro, mas o maior número de visitas guiadas ocorre durante a primavera e verão.

To Top